Na sua edição de 18 de Setembro de 1937, a "Gazeta das Caldas" anuncia que: Pedenos a direcção deste club [Caldas Sport Clube] para tomarmos publico, que no proximo dia 24 do corrente, pelas 21 horas, reune a Assembleia Geral desta colectividade desportiva, na Associação de Socorros Mutuos Rainha D. Leonor [mais conhecido como o Montepio]. Ao que parece esta reunião reveste-se duma capital importancia para a vida do Caldas, dada a natureza dos assuntos de ordem interna que vão ser tratados que se prendem, em principio, com a sua DISSOLUÇÃO e entrega do seu remanescente à entidade indicada no ponto único do artº. 4º. dos seus Estatutos.
Fichas e Análises dos Jogos do Caldas Sport Clube, através da Imprensa Desportiva e Local...e outras Histórias e Crónicas Alvi-Negras...
Caldas Sport Clube 1954/55
sexta-feira, 2 de abril de 2021
quinta-feira, 1 de abril de 2021
O Caldas Sport Clube participou no chamado "1º. Campeonato das Ligas de Portugal"
Na edição do Jornal "Gazeta das Caldas", de 02 de Março de 1935, este meio de imprensa realça a presença do Caldas Sport Clube no chamado O Campionato das Ligas desta forma:
Se é certo que o Campionato das Ligas, creado esta temporada no nosso país, não tem correspondido ao objectivo em materia financeira, pela sua pouco acertada organisação nesse sentido, não é menos verdade que tal competição é do mais alto interesse para o desenvolvimento do foot-ball português. Os clubes da provincia limitavam-se até aqui, e numa pequena percentagem, a disputar os campionatos regionais, jogando sempre com os mesmos grupos, e por isso com pouco interesse, visto que os vencedores, após o seu triunfo, recolhiam de novo á eterna apatia esperando nova época, para repetirem o mesmo. O caso agora é diferente. O Campionato das Ligas desperta mais entusiasmo nas competições distritais, obrigando os atletas no seu proprio instinto, a uma melhor preparação, guiados pelo desejo do triunfo que os colocará em contacto com os maiores valores do foot-ball nacional, de quem receberão proveitosos ensinamentos. Por outro lado realizam-se mais jogos entre clubes de regiões diferentes, o que tem qualquer coisa de importante para o seu estimulo e revelação dos seus valores (...).
Participam: Sporting Club de Portugal; Football C. do Porto; Victoria F. Club de Setúbal; Belenenses; Benfica; Académico do Porto; União de Coimbra; Acadêmica de Coimbra; Chelas; CALDAS SPORT CLUB; Luso F. Club; Barreirense; Luso de Beja; Farense; Lusitano de Evora e Olhanense.
Os Jogos do Caldas Sport Clube durante os anos de 1935 a 1939, divulgados na imprensa local [de notar que devem ter-se realizado outros jogos que não foram publicados pelo Jornal, em questão].
# CALDAS SPORT CLUBE, 2 - ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 2 (07 de Janeiro de 1935 - CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Na edição do Jornal "Gazeta das Caldas", de 12 de Janeiro de 1935, noticiava-se, em título: O Encontro da Final do Campionato Regional entre Caldas - Marinha. Assim, a crónica ao jogo foi a seguinte:
O que na passada segunda-feira [07 de Janeiro] se passou nesta cidade devido ao encontro Caldas - Atlético Marinhense foi, simplesmente vergonhoso. Os jogadores da Marinha foram apedrejados, o que além de ser pouco correto é improprio duma terra civilizada e de turismo como as Caldas. Temos o dever de receber todos os visitantes, não servindo de desculpa o facto de, segundo dizem, terem os jogadores caldenses sido agradidos também, quando jogaram na Marinha [no jogo de 30 de Dezembro de 1934] (...) Felizmente não se pode atribuir ao Caldas Sport Club, cujos factos se passaram fóra do seu campo, e ás Caldas da Rainha, a responsabilidade daqueles incidentes visto que eles foram praticados por meia dúzia de inconscientes que procederam por contra própria, estamos convencidos (...) O jogo que foi muito concorrido terminou por um empate de 2 bolas.
Mais tarde, este jogo, pautado pela violência por parte de quem assistia a esta partida, deu origem a um processo instaurado pela Associação de Futebol de Leiria, que foi, no entanto, arquivado, conforme noticia a "Gazeta das Caldas", na sua edição de 16 de Fevereiro de 1935, titulando, este mesmo jornal: O Processo respeitante ao Caldas - Marinhense foi arquivado. Assim:
Conforme a imprensa fez éco, a Associação de Foot-Ball de Leiria, em sua sessão de 10 de Janeiro findo, deliberou, em face da queixa apresentada pela A[tlético]. C[lube]. Marinhense e das noticias vindas a publico nalguns diários da capital, que fosse feito um rigoroso inquérito e instaurado o respectivo processo disciplinar ácerca dos acontecimentos desenrolados nesta cidade, quando do encontro Caldas - Marinha, para a final do Campionato Regional. Para sindicante foi nomeado o Sr. Jaime Cabral de Azevedo, que ouviu, por meio de questionários várias entidades, cujas respostas constituiram as principais peças do processo, que depois de haver sido enviado á Federação Portuguêsa de Foot-Ball Association, por dar o seu parecer, acaba de ser arquivado pela A[ssociação]. F[utebol]. L[eiria]. em sua reunião de 8 [de Fevereiro] do corrente, em que votou a seguinte moção: 1º. Considerando que pelo inquérito feito aos factos ocorridos em Caldas da Rainha, no jogo Atlético - Caldas, em 7 de Janeiro, não chegou a apurar a responsabilidade do Caldas S. Club (...) 4º. Considerando que não houve invasão ao campo; 5º. Considerando que se não verificou a agressão aos jogadores do A. C. Marinhense; 6º. Considerando que o Director desta Associação que assistiu ao desenrolar dos acontecimentos, verificou que os Directores do Caldas S. Club envidaram os melhores esforços no sentido de evitar a alteração da ordem; 7º. Considerando que a Imprensa á volta deste assunto exagerou extraordinariamente (...) Resolve esta Direcção dar por solucionado o assunto, arquivando o processo, sem aplicação de qualquer penalidade.
Folgamos com o termo a que a questão chegou, não só por ter confirmado as considerações que então fizemos ao caso, como por demonstrar a não responsabilidade do popular club caldense.
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - SPORTING CLUBE DAS CALDAS, 2 (14 de Janeiro de 1935)
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - FUTEBOL CLUBE BARREIRENSE, ? (21 de Janeiro de 1935) - (CAMPEONATO DA LIGA DE PORTUGAL)
Relativamente a este jogo, que não conseguimos apurar o resultado final para o primeiro Campeonato de Portugal, a "Gazeta das Caldas" fez publicidade dele mesmo, na sua edição de 19 de Janeiro de 1935, noticiando-o, assim, desta forma:
Na próxima segunda-feira, 21 [de Janeiro], pelas 2 horas da tarde, realiza-se no Campo de Jogos de Além da Ponte, um desafio para o Campionato de Portugal, entre o Caldas Sport Club e o Barreirense. O encontro está despertando natural interesse em todo o distrito, pois o valoroso adversario do Caldas, pode dizer-se, sem favor, enfileira ao lado, dos melhores «teams» do nosso país, e ainda a época finda foi finalista do Campionato Nacional [1934], de quem saiu vencido apenas pela tangente.
# CHELAS FOOT-BALL CLUB, 3 - CALDAS SPORT CLUBE, 2 (26 de Janeiro de 1935) - (CAMPEONATO DA LIGA DE PORTUGAL).
No Jornal "Diário de Lisboa", na pequena crónica sobre este jogo, referia que: O jogo foi bastante prejudicado pelo vento violento que soprou [em Lisboa]. Ao terminar a primeira parte o Caldas ganhava por 2-1.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - UNIÃO DO ENTRONCAMENTO, ? (CAMPEONATO DA LIGA DE PORTUGAL) - (03 de Fevereiro de 1935).
Relativamente a este jogo, que não conseguimos apurar o resultado final para o Campeonato de Portugal, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 02 de Fevereiro de 1935, noticiando-o, assim, desta forma:
No próximo domingo, dia 3, pelas 15 horas, realiza-se no Campo de Além da Ponte, um encontro das «Ligas» para o Campeonato de Portugal, entre o Caldas Sport Club e o União do Entroncamento. O grupo visitante que é segundo classificado do distrito de Santarém, é um adversário para temer e ainda ultimamente empatou com o Chelas, que ocupa o segundo lugar da 2ª. Divisão de Lisboa, por quem o Caldas foi batido no ultimo dia na capital, por 3-2 [como vimos, já, anteriormente].
# CALDAS SPORT CLUBE, 5 - PENICHE FUTEBOL CLUBE, 0 (11 de Fevereiro de 1935) - (JOGO PARTICULAR).
# LUSO FUTEBOL CLUBE (BARREIRO), 3 - CALDAS SPORT CLUBE, 0 (17 de Fevereiro de 1935) - (CAMPEONATO DA LIGA DE PORTUGAL).
# ALDEGALENSE SPORT CLUB (MONTIJO), 2 - CALDAS SPORT CLUBE, 0 (18 de Fevereiro de 1935) - (JOGO PARTICULAR).
# FUTEBOL CLUBE BARREIRENSE, 7 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (23 de Fevereiro de 1935) - (CAMPEONATO DA LIGA DE PORTUGAL).
No "Diário de Lisboa" de 24 de Fevereiro de 1935, surge-nos a crónica deste jogo em que nos afirma que: O Caldas joga a favor do vento que lhe traz uma ajuda considerável. No entanto, o jogo tem decorrido bastante fraco. Aos 10 minutos, FRANCISCO PIRES [guarda-redes do Barreirense] teve uma intervenção deveras infeliz, que quasi concedeu ao Caldas o seu primeiro ponto - salvo milagrosamente. Minutos depois, o Barreirense reagiu. E introduzindo essa reacção, PEDRO PIRES, esforçou-se e obteve para o seu «team» o primeiro «goal» da tarde. Aos 24 minutos, RAUL JORGE fugiu bem pela sua extrema e passou a tempo a CORREIA. ESte, em corrida, rematou imparavelmente, fazendo o 2º. ponto do Barreirense. A primeira parte terminou com este - O Caldas a perder, 2-0. O jogo terminou com a vitoria do Barreirense sobre o Caldas por 7 a 1, que traduz a superioridade do vencedor.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - CHELAS FOOT-BALL CLUB, ? (03 de Março de 1935) - (CAMPEONATO DA LIGA DE PORTUGAL).
Relativamente a este jogo, que não conseguimos apurar o resultado final para o Campeonato de Portugal, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 02 Março de 1935, afirmando que o jogo se realizaria no Campo de Além da Ponte, pelas 15 horas de 3 de Março de 1935.
# CALDAS SPORT CLUBE, 8 - SPORT UNIÃO SINTRENSE, 1 (06 de Abril de 1935) - (JOGO PARTICULAR).
O Jornal "Gazeta das Caldas", na sua edição de 11 de abril de 1935, comentou este jogo da seguinte maneira:
Os locais dispuzeram do adversário á vontade, como era natural, devido á sua apreciavel diferença de valor técnico, aliás um pouco abaixo das suas possibilidades. Do trio defensivo, destacou-se LOUZADA; MARCELINO [guarda-redes] teve pouco que fazer, e JOSÉ SILVA teve pouco feliz. Nos médios mereceu-nos atenção a desenvoltura de CONSTANTINO [quem escreveu esta crónica teria errado no nome, deveria querer escrever, DIAMANTINO], que pena é jogar só com os pés (...) Da linha de ataque nada ha a dizer, todos os elementos se entenderam e cumpriram a sua missão. LARANJO mais extremo que interior.
# SPORTING CLUBE DAS CALDAS, 2 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (10 de Junho de 1935) - (JOGO PARTICULAR).
Na sua edição de 15 de Junho de 1935, a "Gazeta das Caldas" fez a crónica do derby caldense da seguinte forma:
Começou às 16 horas [no Campo da Mata, que por esta altura era o recinto utilizado pelo Sporting das Caldas] sob arbitragem de Augusto César a partida decorreu enfadonha e pobrissima de técnica, cujo resultado foi de 2-1 a favor do Sporting.
# CALDAS SPORT CLUBE, 6 - AGUIA SPORT CLUBE DE CAMPOLIDE, 2 (17 de Junho de 1935) - (JOGO PARTICULAR).
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - SPORTING CLUBE DAS CALDAS, ? (04 de Novembro de 1935) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Relativamente a este jogo, que não conseguimos apurar o resultado final para o Campeonato Distrital de Leiria, a "Gazeta das Caldas" fez noticia, dele mesmo, na sua edição de 02 de Novembro de 1935, alertando para o facto de:
Com o encontro CALDAS - SPORTING vai iniciar-se no proximo dia 4 do corrente, a disputa do Campeonato distrital de foot-ball, que esta temporada tem apenas quatro concorrentes. Este numero é insignificante em relação à quantidade de clubes existentes no nosso distrito, é certo, mas também não é menos verdade que a maioria deles - para não dizer - mas a totalidade - vive na agonia, sob todos os aspectos, como producto do abandono de uns e da indeferença de outros pela causa do desporto. O motivo da precaria situação financeira de alguns clubes do nosso distrito advem de vários factores, dentro dos quais sobressai o da ausencia do publico das bilheteiras dos campos de jogos, como flagrante reflexo do seu aborrecimento pelas cênas pouco edificantes, que a maioria das vezes testemunha, não só entre os jogadores como também por parte da assistencia (...) O nosso distrito atingiu um grau de indisciplina assustador a que é necessário pôr côbro, e é aos caldenses que incumbe tal missão, já que têm cá a [sede da] Associação de Foot-ball [de Leiria, que começou a funcionar, nas Caldas da Rainha, em Outubro de 1935], que acima de tudo é preciso prestigiar, para satisfação de todos nós...
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 0 (10 de Novembro de 1935) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
A "Gazeta das Caldas", na sua edição de 16 de Novembro de 1935, chama atenção que: Em face do entendimento havido entre o Atlético C. Marinhense e o Caldas Sport Club, para que os seus encontros em provas oficiais se efectuassem em campos neutros, realizou-se (...) na Nazaré, o desafio de 1ª. volta do Campionato Distrital.
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - SPORT CLUB ESCOLAR BOMBARRALENSE, 1 (18 de Novembro de 1935) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Na sua edição de 23 de Novembro de 1935, o Jornal local "Gazeta das Caldas" afirma que: O jogo foi, tecnicamente, duma pobreza confrangedora de qualquer dos «teams», especialmente do Caldas, que só por milagre empatou nos ultimos 30 segundos, por intermédio do seu defeza esquerdo com a ajuda do seu colega adversario.
# UNIÃO OPERÁRIO VILAFRANQUENSE, 3 - CALDAS SPORT CLUBE, 3 (01 de Dezembro de 1935) - (JOGO AMIGÁVEL).
# SPORTING CLUBE DAS CALDAS, 3 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (09 de Dezembro de 1935) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - FOOT-BALL CLUB DE LISBOA, 1 (23 de Março de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - SPORT LISBOA E SANTARÉM, ? (30 de Março de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 28 de Março de 1936, afirmando que: Realiza-se no proximo dia 30, Segunda-feira, pelas 15h30, no Campo de Jogos do Bairro Além da Ponte, um desafio entre o Caldas Sport Club e o Sport Lisboa e Santarém. Este encontro está despertando o maior interesse, atendendo ás modificações que a título de experiencia, têm sido feitas ultimamente na linha do Caldas.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - CLUB DESPORTIVO DO RÊGO (de LISBOA), ? (06 de Abril de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 04 de Abril de 1936, afirmando que: É na proxima Segunda-feira, 6 do corrente, pelas 16 horas, que no Campo do Bairro Além da Ponte, se realisa o desafio entre o Club Desportivo do Rêgo, Lisboa e o Caldas Sport Club. A categoria deste «team» e dos seus jogadores deixa prever uma pesada derrota ao velho club das Caldas, que só a bôa vontade e o valor dos caldenses poderá diminuir.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - GRUPO SPORT CRUZ QUEBRADA, ? (27 de Abril de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 25 de Abril de 1936, afirmando que: É no proximo dia 27, Segunda-feira que se realiza no Bairro Além da Ponte, o desafio de Foot-ball, entre o Grupo Sport Cruz Quebrada e o Caldas Sport Club. A categoria dos jogadores visitantes e as victorias, são o melhor garantia de haver ocasião, na tarde de 27, de ver jogar o Foot-Ball Associação, em todos os seus pormenores. Peza sobre o «team» caldense uma responsabilidade que não escondemos. É no entanto necessario trazer ás Caldas grupos bons para que o publico que paga possa ver jogar o Football.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - ATLÉTICO CLUB MARINHENSE, ? (04 de Maio de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 02 de Maio de 1936, afirmando que: Visita a nossa terra, na proxima Segunda-feira, 4 de Maio, o forte «team» do Atlético Club Marinhense que vem jogar contra o Caldas Sport Club, no Bairro Além da Ponte, pelas 17 horas. Espera-se uma tarde animada, sendo de desejar que o publico amador de foot-ball compreenda que para que as direcções possam trazer às Caldas os «teams» mais cotados em Portugal, necessario se torna que a assistencia seja numerosa, sem o que o prejuizo para o club é certo e pouco animador para novos contactos a realizar.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - SPORT LISBOA E OLIVAIS, ? (11 de Maio de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 09 de Maio de 1936, afirmando que: Está despertando o maior interesse o desafio que se deve realizar na Segunda-feira 11, entre o Caldas e o Sport Lisboa e Olivais, uma das mais fortes filiais do Sport Lisboa e Benfica e dos primeiros classificados na promoção. Pelo Caldas alinham o mesmo onze que na primeira parte do jogo Marinha[Atlético Clube Marinhense]-Caldas tão brilhantemente defenderam as côres caldenses.
# ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, ? - CALDAS SPORT CLUBE, ? (17 de Maio de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 16 de Maio de 1936, na qual informa-nos que: Se desloca amanhã, 17, á Marinha Grande, a categoria de honra do Caldas Sport Club, onde vai realizar um encontro de foot-ball com a mesma categoria do Atletico Club Marinhense.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - SPORT CLUB ESCOLAR BOMBARRALENSE (02 de Novembro de 1936) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 31 de Outubro de 1936.
# PENICHE FUTEBOL CLUB, 0 - CALDAS SPORT CLUBE, 4 (08 de Novembro de 1936) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 2 (23 de Novembro de 1936) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - SPORTING CLUBE DAS CALDAS, ? (30 de Novembro de 1936) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 05 de Dezembro de 1936, comentando este jogo da seguinte maneira: O encontro que técnicamente foi de uma pobreza confrangedora, brilhou pela dureza e pela prática de actos que se algum mérito têm é o de nos darem uma triste confirmação de uma absoluta falta de compreensão do verdadeiro sentido da palavra desporto. Não nos queremos referir mórmente aos elementos de qualquer dos «teams» que disputaram a partida, por termos a certeza que estes foram os que menos culpam tivéram de todo aquela perfeita «cegada desportiva» a que, por mal dos nossos pecados, nós e o público, assistimos, mas muito principalmente ao arbitro do jogo (...) [que] teve a virtude de irritar a assistencia e indispôr os jogadores do Caldas, pela franca parcialidade nas decisões que por mais de uma vez tem posto em prática contra este club (...) Sómente lastimamos que a prestimosa A[ssociação]. F[utebol]. de Lisboa tenha ao seu serviço arbitros tão poucos honestos como este (...) [pois] basta dizer-se que o Caldas, para evitar que o conflito tomasse maiores proporções (...) abandonou o campo.
# SPORT CLUB ESCOLAR BOMBARRALENSE, 2 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (07 de Dezembro de 1936) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - PENICHE FUTEBOL CLUBE, ? (14 de Dezembro de 1936) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 12 de Dezembro de 1936, da seguinte forma: Na próxima segunda-feira, 14, realiza-se no Campo de Jogos de Além da Ponte, pelas 15 horas, um encontro entre o Peniche Foot-ball Club e o Caldas Sport Club, a contar para o Campeonato Distrital.