# CALDAS SPORT CLUBE, 2 - ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 2 (07 de Janeiro de 1935 - CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Na edição do Jornal "Gazeta das Caldas", de 12 de Janeiro de 1935, noticiava-se, em título: O Encontro da Final do Campionato Regional entre Caldas - Marinha. Assim, a crónica ao jogo foi a seguinte:
O que na passada segunda-feira [07 de Janeiro] se passou nesta cidade devido ao encontro Caldas - Atlético Marinhense foi, simplesmente vergonhoso. Os jogadores da Marinha foram apedrejados, o que além de ser pouco correto é improprio duma terra civilizada e de turismo como as Caldas. Temos o dever de receber todos os visitantes, não servindo de desculpa o facto de, segundo dizem, terem os jogadores caldenses sido agradidos também, quando jogaram na Marinha [no jogo de 30 de Dezembro de 1934] (...) Felizmente não se pode atribuir ao Caldas Sport Club, cujos factos se passaram fóra do seu campo, e ás Caldas da Rainha, a responsabilidade daqueles incidentes visto que eles foram praticados por meia dúzia de inconscientes que procederam por contra própria, estamos convencidos (...) O jogo que foi muito concorrido terminou por um empate de 2 bolas.
Mais tarde, este jogo, pautado pela violência por parte de quem assistia a esta partida, deu origem a um processo instaurado pela Associação de Futebol de Leiria, que foi, no entanto, arquivado, conforme noticia a "Gazeta das Caldas", na sua edição de 16 de Fevereiro de 1935, titulando, este mesmo jornal: O Processo respeitante ao Caldas - Marinhense foi arquivado. Assim:
Conforme a imprensa fez éco, a Associação de Foot-Ball de Leiria, em sua sessão de 10 de Janeiro findo, deliberou, em face da queixa apresentada pela A[tlético]. C[lube]. Marinhense e das noticias vindas a publico nalguns diários da capital, que fosse feito um rigoroso inquérito e instaurado o respectivo processo disciplinar ácerca dos acontecimentos desenrolados nesta cidade, quando do encontro Caldas - Marinha, para a final do Campionato Regional. Para sindicante foi nomeado o Sr. Jaime Cabral de Azevedo, que ouviu, por meio de questionários várias entidades, cujas respostas constituiram as principais peças do processo, que depois de haver sido enviado á Federação Portuguêsa de Foot-Ball Association, por dar o seu parecer, acaba de ser arquivado pela A[ssociação]. F[utebol]. L[eiria]. em sua reunião de 8 [de Fevereiro] do corrente, em que votou a seguinte moção: 1º. Considerando que pelo inquérito feito aos factos ocorridos em Caldas da Rainha, no jogo Atlético - Caldas, em 7 de Janeiro, não chegou a apurar a responsabilidade do Caldas S. Club (...) 4º. Considerando que não houve invasão ao campo; 5º. Considerando que se não verificou a agressão aos jogadores do A. C. Marinhense; 6º. Considerando que o Director desta Associação que assistiu ao desenrolar dos acontecimentos, verificou que os Directores do Caldas S. Club envidaram os melhores esforços no sentido de evitar a alteração da ordem; 7º. Considerando que a Imprensa á volta deste assunto exagerou extraordinariamente (...) Resolve esta Direcção dar por solucionado o assunto, arquivando o processo, sem aplicação de qualquer penalidade.
Folgamos com o termo a que a questão chegou, não só por ter confirmado as considerações que então fizemos ao caso, como por demonstrar a não responsabilidade do popular club caldense.
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - SPORTING CLUBE DAS CALDAS, 2 (14 de Janeiro de 1935)
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - FUTEBOL CLUBE BARREIRENSE, ? (21 de Janeiro de 1935) - (CAMPEONATO DA LIGA DE PORTUGAL)
Relativamente a este jogo, que não conseguimos apurar o resultado final para o primeiro Campeonato de Portugal, a "Gazeta das Caldas" fez publicidade dele mesmo, na sua edição de 19 de Janeiro de 1935, noticiando-o, assim, desta forma:
Na próxima segunda-feira, 21 [de Janeiro], pelas 2 horas da tarde, realiza-se no Campo de Jogos de Além da Ponte, um desafio para o Campionato de Portugal, entre o Caldas Sport Club e o Barreirense. O encontro está despertando natural interesse em todo o distrito, pois o valoroso adversario do Caldas, pode dizer-se, sem favor, enfileira ao lado, dos melhores «teams» do nosso país, e ainda a época finda foi finalista do Campionato Nacional [1934], de quem saiu vencido apenas pela tangente.
# CHELAS FOOT-BALL CLUB, 3 - CALDAS SPORT CLUBE, 2 (26 de Janeiro de 1935) - (CAMPEONATO DA LIGA DE PORTUGAL).
No Jornal "Diário de Lisboa", na pequena crónica sobre este jogo, referia que: O jogo foi bastante prejudicado pelo vento violento que soprou [em Lisboa]. Ao terminar a primeira parte o Caldas ganhava por 2-1.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - UNIÃO DO ENTRONCAMENTO, ? (CAMPEONATO DA LIGA DE PORTUGAL) - (03 de Fevereiro de 1935).
Relativamente a este jogo, que não conseguimos apurar o resultado final para o Campeonato de Portugal, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 02 de Fevereiro de 1935, noticiando-o, assim, desta forma:
No próximo domingo, dia 3, pelas 15 horas, realiza-se no Campo de Além da Ponte, um encontro das «Ligas» para o Campeonato de Portugal, entre o Caldas Sport Club e o União do Entroncamento. O grupo visitante que é segundo classificado do distrito de Santarém, é um adversário para temer e ainda ultimamente empatou com o Chelas, que ocupa o segundo lugar da 2ª. Divisão de Lisboa, por quem o Caldas foi batido no ultimo dia na capital, por 3-2 [como vimos, já, anteriormente].
# CALDAS SPORT CLUBE, 5 - PENICHE FUTEBOL CLUBE, 0 (11 de Fevereiro de 1935) - (JOGO PARTICULAR).
# LUSO FUTEBOL CLUBE (BARREIRO), 3 - CALDAS SPORT CLUBE, 0 (17 de Fevereiro de 1935) - (CAMPEONATO DA LIGA DE PORTUGAL).
# ALDEGALENSE SPORT CLUB (MONTIJO), 2 - CALDAS SPORT CLUBE, 0 (18 de Fevereiro de 1935) - (JOGO PARTICULAR).
# FUTEBOL CLUBE BARREIRENSE, 7 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (23 de Fevereiro de 1935) - (CAMPEONATO DA LIGA DE PORTUGAL).
No "Diário de Lisboa" de 24 de Fevereiro de 1935, surge-nos a crónica deste jogo em que nos afirma que: O Caldas joga a favor do vento que lhe traz uma ajuda considerável. No entanto, o jogo tem decorrido bastante fraco. Aos 10 minutos, FRANCISCO PIRES [guarda-redes do Barreirense] teve uma intervenção deveras infeliz, que quasi concedeu ao Caldas o seu primeiro ponto - salvo milagrosamente. Minutos depois, o Barreirense reagiu. E introduzindo essa reacção, PEDRO PIRES, esforçou-se e obteve para o seu «team» o primeiro «goal» da tarde. Aos 24 minutos, RAUL JORGE fugiu bem pela sua extrema e passou a tempo a CORREIA. ESte, em corrida, rematou imparavelmente, fazendo o 2º. ponto do Barreirense. A primeira parte terminou com este - O Caldas a perder, 2-0. O jogo terminou com a vitoria do Barreirense sobre o Caldas por 7 a 1, que traduz a superioridade do vencedor.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - CHELAS FOOT-BALL CLUB, ? (03 de Março de 1935) - (CAMPEONATO DA LIGA DE PORTUGAL).
Relativamente a este jogo, que não conseguimos apurar o resultado final para o Campeonato de Portugal, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 02 Março de 1935, afirmando que o jogo se realizaria no Campo de Além da Ponte, pelas 15 horas de 3 de Março de 1935.
# CALDAS SPORT CLUBE, 8 - SPORT UNIÃO SINTRENSE, 1 (06 de Abril de 1935) - (JOGO PARTICULAR).
O Jornal "Gazeta das Caldas", na sua edição de 11 de abril de 1935, comentou este jogo da seguinte maneira:
Os locais dispuzeram do adversário á vontade, como era natural, devido á sua apreciavel diferença de valor técnico, aliás um pouco abaixo das suas possibilidades. Do trio defensivo, destacou-se LOUZADA; MARCELINO [guarda-redes] teve pouco que fazer, e JOSÉ SILVA teve pouco feliz. Nos médios mereceu-nos atenção a desenvoltura de CONSTANTINO [quem escreveu esta crónica teria errado no nome, deveria querer escrever, DIAMANTINO], que pena é jogar só com os pés (...) Da linha de ataque nada ha a dizer, todos os elementos se entenderam e cumpriram a sua missão. LARANJO mais extremo que interior.
# SPORTING CLUBE DAS CALDAS, 2 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (10 de Junho de 1935) - (JOGO PARTICULAR).
Na sua edição de 15 de Junho de 1935, a "Gazeta das Caldas" fez a crónica do derby caldense da seguinte forma:
Começou às 16 horas [no Campo da Mata, que por esta altura era o recinto utilizado pelo Sporting das Caldas] sob arbitragem de Augusto César a partida decorreu enfadonha e pobrissima de técnica, cujo resultado foi de 2-1 a favor do Sporting.
# CALDAS SPORT CLUBE, 6 - AGUIA SPORT CLUBE DE CAMPOLIDE, 2 (17 de Junho de 1935) - (JOGO PARTICULAR).
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - SPORTING CLUBE DAS CALDAS, ? (04 de Novembro de 1935) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Relativamente a este jogo, que não conseguimos apurar o resultado final para o Campeonato Distrital de Leiria, a "Gazeta das Caldas" fez noticia, dele mesmo, na sua edição de 02 de Novembro de 1935, alertando para o facto de:
Com o encontro CALDAS - SPORTING vai iniciar-se no proximo dia 4 do corrente, a disputa do Campeonato distrital de foot-ball, que esta temporada tem apenas quatro concorrentes. Este numero é insignificante em relação à quantidade de clubes existentes no nosso distrito, é certo, mas também não é menos verdade que a maioria deles - para não dizer - mas a totalidade - vive na agonia, sob todos os aspectos, como producto do abandono de uns e da indeferença de outros pela causa do desporto. O motivo da precaria situação financeira de alguns clubes do nosso distrito advem de vários factores, dentro dos quais sobressai o da ausencia do publico das bilheteiras dos campos de jogos, como flagrante reflexo do seu aborrecimento pelas cênas pouco edificantes, que a maioria das vezes testemunha, não só entre os jogadores como também por parte da assistencia (...) O nosso distrito atingiu um grau de indisciplina assustador a que é necessário pôr côbro, e é aos caldenses que incumbe tal missão, já que têm cá a [sede da] Associação de Foot-ball [de Leiria, que começou a funcionar, nas Caldas da Rainha, em Outubro de 1935], que acima de tudo é preciso prestigiar, para satisfação de todos nós...
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 0 (10 de Novembro de 1935) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
A "Gazeta das Caldas", na sua edição de 16 de Novembro de 1935, chama atenção que: Em face do entendimento havido entre o Atlético C. Marinhense e o Caldas Sport Club, para que os seus encontros em provas oficiais se efectuassem em campos neutros, realizou-se (...) na Nazaré, o desafio de 1ª. volta do Campionato Distrital.
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - SPORT CLUB ESCOLAR BOMBARRALENSE, 1 (18 de Novembro de 1935) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Na sua edição de 23 de Novembro de 1935, o Jornal local "Gazeta das Caldas" afirma que: O jogo foi, tecnicamente, duma pobreza confrangedora de qualquer dos «teams», especialmente do Caldas, que só por milagre empatou nos ultimos 30 segundos, por intermédio do seu defeza esquerdo com a ajuda do seu colega adversario.
# UNIÃO OPERÁRIO VILAFRANQUENSE, 3 - CALDAS SPORT CLUBE, 3 (01 de Dezembro de 1935) - (JOGO AMIGÁVEL).
# SPORTING CLUBE DAS CALDAS, 3 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (09 de Dezembro de 1935) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - FOOT-BALL CLUB DE LISBOA, 1 (23 de Março de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - SPORT LISBOA E SANTARÉM, ? (30 de Março de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 28 de Março de 1936, afirmando que: Realiza-se no proximo dia 30, Segunda-feira, pelas 15h30, no Campo de Jogos do Bairro Além da Ponte, um desafio entre o Caldas Sport Club e o Sport Lisboa e Santarém. Este encontro está despertando o maior interesse, atendendo ás modificações que a título de experiencia, têm sido feitas ultimamente na linha do Caldas.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - CLUB DESPORTIVO DO RÊGO (de LISBOA), ? (06 de Abril de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 04 de Abril de 1936, afirmando que: É na proxima Segunda-feira, 6 do corrente, pelas 16 horas, que no Campo do Bairro Além da Ponte, se realisa o desafio entre o Club Desportivo do Rêgo, Lisboa e o Caldas Sport Club. A categoria deste «team» e dos seus jogadores deixa prever uma pesada derrota ao velho club das Caldas, que só a bôa vontade e o valor dos caldenses poderá diminuir.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - GRUPO SPORT CRUZ QUEBRADA, ? (27 de Abril de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 25 de Abril de 1936, afirmando que: É no proximo dia 27, Segunda-feira que se realiza no Bairro Além da Ponte, o desafio de Foot-ball, entre o Grupo Sport Cruz Quebrada e o Caldas Sport Club. A categoria dos jogadores visitantes e as victorias, são o melhor garantia de haver ocasião, na tarde de 27, de ver jogar o Foot-Ball Associação, em todos os seus pormenores. Peza sobre o «team» caldense uma responsabilidade que não escondemos. É no entanto necessario trazer ás Caldas grupos bons para que o publico que paga possa ver jogar o Football.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - ATLÉTICO CLUB MARINHENSE, ? (04 de Maio de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 02 de Maio de 1936, afirmando que: Visita a nossa terra, na proxima Segunda-feira, 4 de Maio, o forte «team» do Atlético Club Marinhense que vem jogar contra o Caldas Sport Club, no Bairro Além da Ponte, pelas 17 horas. Espera-se uma tarde animada, sendo de desejar que o publico amador de foot-ball compreenda que para que as direcções possam trazer às Caldas os «teams» mais cotados em Portugal, necessario se torna que a assistencia seja numerosa, sem o que o prejuizo para o club é certo e pouco animador para novos contactos a realizar.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - SPORT LISBOA E OLIVAIS, ? (11 de Maio de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 09 de Maio de 1936, afirmando que: Está despertando o maior interesse o desafio que se deve realizar na Segunda-feira 11, entre o Caldas e o Sport Lisboa e Olivais, uma das mais fortes filiais do Sport Lisboa e Benfica e dos primeiros classificados na promoção. Pelo Caldas alinham o mesmo onze que na primeira parte do jogo Marinha[Atlético Clube Marinhense]-Caldas tão brilhantemente defenderam as côres caldenses.
# ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, ? - CALDAS SPORT CLUBE, ? (17 de Maio de 1936) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 16 de Maio de 1936, na qual informa-nos que: Se desloca amanhã, 17, á Marinha Grande, a categoria de honra do Caldas Sport Club, onde vai realizar um encontro de foot-ball com a mesma categoria do Atletico Club Marinhense.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - SPORT CLUB ESCOLAR BOMBARRALENSE (02 de Novembro de 1936) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 31 de Outubro de 1936.
# PENICHE FUTEBOL CLUB, 0 - CALDAS SPORT CLUBE, 4 (08 de Novembro de 1936) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 2 (23 de Novembro de 1936) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - SPORTING CLUBE DAS CALDAS, ? (30 de Novembro de 1936) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 05 de Dezembro de 1936, comentando este jogo da seguinte maneira: O encontro que técnicamente foi de uma pobreza confrangedora, brilhou pela dureza e pela prática de actos que se algum mérito têm é o de nos darem uma triste confirmação de uma absoluta falta de compreensão do verdadeiro sentido da palavra desporto. Não nos queremos referir mórmente aos elementos de qualquer dos «teams» que disputaram a partida, por termos a certeza que estes foram os que menos culpam tivéram de todo aquela perfeita «cegada desportiva» a que, por mal dos nossos pecados, nós e o público, assistimos, mas muito principalmente ao arbitro do jogo (...) [que] teve a virtude de irritar a assistencia e indispôr os jogadores do Caldas, pela franca parcialidade nas decisões que por mais de uma vez tem posto em prática contra este club (...) Sómente lastimamos que a prestimosa A[ssociação]. F[utebol]. de Lisboa tenha ao seu serviço arbitros tão poucos honestos como este (...) [pois] basta dizer-se que o Caldas, para evitar que o conflito tomasse maiores proporções (...) abandonou o campo.
# SPORT CLUB ESCOLAR BOMBARRALENSE, 2 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (07 de Dezembro de 1936) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - PENICHE FUTEBOL CLUBE, ? (14 de Dezembro de 1936) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 12 de Dezembro de 1936, da seguinte forma: Na próxima segunda-feira, 14, realiza-se no Campo de Jogos de Além da Ponte, pelas 15 horas, um encontro entre o Peniche Foot-ball Club e o Caldas Sport Club, a contar para o Campeonato Distrital.
# CALDAS SPORT CLUBE, 5 - SPORT CLUB ESCOLAR BOMBARRALENSE, 2 (29 de Março de 1937) - (JOGO PARTICULAR).
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - SPORT UNIÃO TORREENSE, ? (24 de Maio de 1937) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 22 de Maio de 1937, da seguinte forma: Na proxima Segunda-feira, realiza-se no Campo de Jogos de Além da Ponte, pelas 5 horas da tarde, um encontro de futebol entre o Caldas Sport Club e o Sport União Torreense, de Torres Vedras.
# SPORTING CLUB DE POMBAL, ? - CALDAS SPORT CLUBE, ? (20 de Junho de 1937) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 19 de Junho de 1937, da seguinte maneira: No próximo domingo, 20, desloca-se a Pombal, onde vai a convite do Sporting Club de Pombal, realizar um encontro, o Caldas Sport Club.
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 8 (14 de Novembro de 1937) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# CALDAS SPORT CLUBE, 2 - SPORT UNIÃO TORREENSE, 1 (22 de Novembro de 1937) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# SPORT CLUB ESCOLAR BOMBARRALENSE, 5 - CALDAS SPORT CLUBE, 3 (06 de Dezembro de 1937) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# CALDAS SPORT CLUBE, 3 - ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 1 (13 de Dezembro de 1937) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# SPORT UNIÃO TORREENSE, 1 - CALDAS SPORT CLUBE, 0 (20 de Dezembro de 1937) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# SPORT CLUBE BOMBARRALENSE, 2 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (27 de Dezembro de 1937) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Neste Campeonato Distrital de Leiria, referente ao ano de 1937, o CALDAS SPORT CLUBE, em 6 jogos disputados (como vimos), obteve 2 VITÓRIAS e 4 DERROTAS, ficando em último lugar, numa chamada SÉRIE A. O MARINHENSE ganhou esta Série, o BOMBARRALENSE ficou em 2º. lugar e o TORREENSE, em 3º. lugar.
# CALDAS SPORT CLUBE, 3 - OPERÁRIO VILAFRANQUENSE, 1 (31 de Janeiro de 1938) - (JOGO PARTICULAR).
# NAVAL 1º. DE MAIO, 0 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (13 de Fevereiro de 1938) - (JOGO PARTICULAR).
Na sua edição de 12 de Fevereiro de 1938, o Jornal "Gazeta das Caldas" refere-se a este jogo da seguinte forma: A convite da Associação Naval 1º. de Maio, da Figueira da Foz, desloca-se amanhã (dia 13-02-38) áquela cidade, o Caldas Sport Clube. Para a mesma data, também o Caldas recebeu o convite do União de Coimbra para jogar na cidade do Mondego.
# CALDAS SPORT CLUBE, 5 - GRUPO DESPORTIVO DO G.T. DE AVIAÇÃO E BOMBARDEAMENTO (DE ALVERCA), 5 - (14 de Fevereiro de 1938) - (JOGO PARTICULAR).
Na mesma edição, de 12 de Fevereiro, o mesmo Jornal, relata-nos este jogo da seguinte maneira: Na próxima segunda-feira, realiza-se no Campo Além da Ponte, pelas 15 horas, um encontro entre o Caldas e o Grupo Desportivo do G. T. de Aviação e Bombardeamento, de Alverca. O grupo visitante, é constituido por elementos dos vários clubes da capital, que no cumprimento dos seus deveres militares, ali fazem serviço, dentro os quais se contam o admirável defesa internacional GALVÃO [refere-se ao jogador Mário das Neves Galvão, jogador, por esta altura, do Sporting Clube de Portugal] e o apreciado médio centro [António] FARINHA, do Carcavelinhos.
# CALDAS SPORT CLUBE, 5 - SELECÇÃO DO BARREIRO, 3 (11 de Abril de 1938) - (JOGO PARTICULAR).
A "Gazeta das Caldas", na sua edição de 10 de Abril de 1938, referia-se a este encontro da seguinte forma: Realiza-se na próxima segunda-feira, 11 do corrente, um encontro de foot-ball, entre a primeira categoria do Caldas Sport Clube e a Selecção do Barreiro, composta pelos seguintes jogadores: VERISSIMO, LEONEL, PASCOAL, FERREIRA, ALMEIDA, RAUL JORGE (internacional), CARVALHO, PIREZA e BAPTISTA todos do BARREIRENSE; PEDRO PIREZA do S[porting]. C[lube]. de Portugal; e PIREZA, do Luso [do Barreiro]. É de esperar, dada a categoria do team visitante, que o publico se faça representar em larga escala, e não como até aqui, para assim animar os dirigentes a seguir por diante, proporcionando-lhe competições desportivas na verdadeira acepção da palavra, e não poder dizer que o desporto local está «em ponto morto». E na edição de 20 de Abril de 1938, referindo-se ao jogo, propriamente dito, descreveu-o, assim: No passado dia 11, e a convite do Caldas Sport Club, deslocou-se a esta cidade um team mixto do Barreiro, no qual vinham incluidos alguns jogadores de primeiro plano. O encontro foi agradável de assistir, já pela correcção imposta pelos dois teams, e ainda pelo jogo desenvolvido pelo Caldas, que venceu com nitidez.
# CALDAS SPORT CLUBE, 2 - GRUPO DESPORTIVO DOS OLIVAIS, 4 (Também no dia 11 de Abril de 1938) - (JOGO PARTICULAR).
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - GRUPO DESPORTIVO DA MACEIRA, 1 (24 de Outubro de 1938) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Na sua edição de 1 de Novembro de 1938, o Jornal local "Gazeta das Caldas" relata-nos este jogo da seguinte forma: Realisou-se no passado dia 24 do corrente, no Campo de Jogos da Mata [parece-nos que este foi o primeiro jogo oficial do Caldas Sport Clube no Campo da Mata, que a partir deste jogo passará a ser o seu Campo de Jogos, até aos dias de hoje, deixando de lado o seu Campo de Jogos de Além da Ponte] o primeiro encontro da primeira mão para o Campionato Distrital, entre as categorias de honra do Grupo Desportivo da Maceira e do Caldas Sport Club, terminando com um empate de uma bola. O encontro técnicamente nada valeu, jogando-se a maior parte do tempo aos repelões. Aos 8 minutos do primeiro tempo o Caldas beneficiou de uma «grande penalidade» que o seu avançado centro não soube aproveitar, e só aos 28 minutos conseguiu obter o seu primeiro e único ponto por intermédio de J[oaquim]. LOUZADA. O Grupo Desportivo da Maceira - apesar de ser ainda principiante - conseguiu o empate aos 5 minutos antes do final do encontro, empate merecido e justo, pela maneira como lutou para o obter. No Caldas temos a destacar o guarda-rêdes - à parte a bola que consentiu por falta de segurança e os defesas; na linha de médios só o do centro se salientou, entregando bastante jogo á linha da frente e que esta por falta de ligação não soube aproveitar, e ainda por alguns elementos abusarem do jogo pessoal, que muitas vezes só prejudica.
# CALDAS SPORT CLUBE, 2 - SPORT UNIÃO TORREENSE, 4 (31 de Outubro de 1938) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Na edição da "Gazeta das Caldas" de 10 de Novembro de 1938, este encontro foi descrito da seguinte forma: Para a terceira jornada, realizou-se no passado dia 31 de Outubro, no Campo da Mata, o encontro entre as categorias de honra do Sport União Torreense e do Caldas Sport Clube, terminando com a vitória do primeiro por 4-2. Pode dizer-se que na primeira parte o jogo decorreu equilibrado ora num campo ora noutro. Os avançados do Torreense sempre bem apoiados pelos médios deram que fazer á defeza do Caldas, êste teve sempre mais dificuldade em chegar à balisa adversária, devido à sua linha dianteira continuar a não se entender. Aos 18 minutos, apareceu o primeiro «goal» torreense, conseguindo o Caldas empatar em 4 minutos depois por intermédio de J[oaquim]. LOUZADA, e só no último minuto da primeira parte o Torreense voltou a marcar, terminando o primeiro tempo por 2-1 a favor do grupo visitante. No segundo tempo o jogo foi favorável ao Torreense, tendo este obtido mais «goals» por intermédio da sua asa esquerda. O segundo ponto do Caldas foi derivado duma «grande penalidade» que NASCIMENTO marcou muito bem. No Caldas há a destacar os defezas, médio centro e esquerdo.
# SPORTING CLUB DE POMBAL, 3 - CALDAS SPORT CLUBE, 2 (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 8 - CALDAS SPORT CLUBE, 0 (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
O Jornal "Gazeta das Caldas", na sua edição de 20 de Novembro de 1938, comentou este encontro da seguinte maneira: O Caldas Sport Club deslocou-se à Marinha Grande, aonde defrontou o Marinhense - actual Campeão - saindo este vencedor pelo elevado «score» de 8 bolas sem resposta. O Caldas, que nas épocas anteriores tem sido um dos grandes animadores do Campionato Distrital, conquistando algumas vezes o titulo, encontra-se actualmente bastante desfalcado de alguns elementos de valor, tendo sido esta a causa de ter sofrido três derrotas seguidas obrigando-o a descer ao ultimo lugar da classificação. Consta-se que o seu guarda-redes - MARCELINO - reaparecerá a defender as côres do seu club no encontro que se realisa amanhã [dia 21 de Novembro de 1938], contra o Desportivo da Nazaré...
# CALDAS SPORT CLUBE, 2 - DESPORTIVO DA NAZARÉ, 1 (21 de Novembro de 1938) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Na sua edição de 01 de Dezembro de 1938, a "Gazeta das Caldas" refere-se a este jogo da seguinte forma: Para o inicio da segunda volta deste torneio, realisou-se no passado dia 21 de Novembro, no Campo da Mata, o encontro entre o Desportivo da Nazaré e o Caldas Sport Club, terminando com a vitória dos caldenses por 2-1. O Caldas que logo de entrada começou a jogar com mais rapidez do que o seu adversário, obteve o seu primeiro «goal» aos 7 minutos por intermédio do seu interior esquerdo, passando dos 15 minutos em diante a jogar só com dez elementos, por motivo do seu defesa direito se ter magoado, tendo de abandonar o retangulo para não mais voltar. Aos 39 minutos apareceu o segundo ponto do Caldas, saindo de uma confusão deante das rédes adversárias e que terminou por um nazareno enfiar a bola na sua propria baliza (...) Aos primeiros minutos da segunda parte o guarda-rêdes caldense ao fazer uma defeza a bola saltou-lhe das mãos tornando a defende-la - se não estamos em êrro - já depois de ela ter passado a linha do «goal». Os nazarenos protestaram fazendo ver ao arbitro que a bola tinha sido defendido já dentro da balisa, mas êste que se encontrava nessa altura a meio do terreno, nunca podia ter visto, por isso não validou o ponto que deu origem a cenas desagradáveis. Aos 20 minutos o grupo visitante obteve o seu merecido ponto de honra.
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 1 (01 de Dezembro de 1938) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
O Jornal "Gazeta das Caldas", na sua edição de 10 de Dezembro de 1938, refere-se a este jogo da seguinte forma: O encontro [realizado no Campo da Mata] - apesar da enfadonha chuva miuda que caiu durante o dia - foi presenciado por uma numerosa assistencia, da qual a maior parte era composta por desportistas vindos da Marinha Grande, Nazaré, Bombarral e Torres (...) O jogo principiou ás 15 h. e 5 m. tendo o grupo local logo de entrada obrigado a defesa contrária a constantes intervenções. Aos 5 minutos da primeira parte o Caldas obteve o seu primeiro e unico «goal». A bola foi atirada da direita tendo o avançado-centro falhado o remate, mas o interior esquerdo que estava bem colocado deu o caminho devido á bola. Animados com a marcação deste «goal» os locais passaram a empenhar-se na luta com a maior energia para ver se conseguiam desforrar-se da pesada derrota sofrida no encontro realisado na Marinha Grande, mas como na linha de avançados que continua a notar-se a falta de ligação e pouca direcção nos remates à balisa, não conseguiram ir além de uma bola (...) O Caldas que dominou quási toda a primeira parte, passou no segundo tempo a ser dominado, e se não saiu do campo vencido pode agradecer a bôa exibição da sua defesa, meia-defesa e principalmente ao guarda-rêdes que acompanhado de alguma sorte, anulou todos os intentos do adversário.
# SPORT UNIÃO TORREENSE, 7 - CALDAS SPORT CLUBE, 0 (05 de Dezembro de 1938) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# CALDAS SPORT CLUBE, 3 - SPORTING CLUB DE POMBAL, 2 (12 de Dezembro de 1938) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Na sua edição de 20 de Dezembro de 1938, o Jornal "Gazeta das Caldas" relata-nos este encontro da seguinte maneira: No Campo da Mata realizou-se no passado dia 12 do corrente, o encontro entre as categorias de honra do Caldas Sport Club e do Sporting de Pombal, terminando com a vitória do grupo local por 3 bolas a 2. Os locais entraram a jogar com todo o entusiasmo e aos quatro minutos marcaram o seu primeiro ponto por intermédio - se não estamos em êrro - do avançado-centro. Os visitantes apesar de terem sofrido este ponto, reagiram mas só aos 26 minutos conseguiram o empate. O Caldas logo em seguida coloca-se novamente em vencedor, com um «goal» marcado pelo seu habilidoso interior esquerdo, num passe feito pelo avançado-centro. Daqui até final do primeiro tempo registaram algumas avançadas bem deliniadas de parte a parte, mas sem resultado. O terceiro «goal» do Caldas foi marcado no primeiro minuto da segunda parte. Na bola de saída o avançado-centro passou-a ao interior esquerdo êste corre com ela e no fim de passar a defesa adversária atira a contar «Goal» vistoso e limpo. O Caldas com a marcação deste «goal» reagiu, mas a sua linha dianteira com infelicidade nos remates não conseguiu alimentar o «score». Os visitantes que nunca desanimaram, marcaram novamente aos 37 minutos por intermédio do seu extremo-esquerdo. O guarda-rêdes local não teve culpa neste «goal» porque se encontrava bem colocado, e ao tentar a defesa esbarrou-lhe o pé, por motivo do terreno se encontrar todo lamacento (...). O Caldas com este encontro terminou a série de jogos que tinha a realizar para disputa do Campeonato do Distrito, terminando este com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Vá lá que podia ser pior.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - SPORT GRUPO UNIÃO OPERÁRIA DE SANTARÉM, ? (22 de Maio de 1939) - (JOGO PARTICULAR).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" fez noticia dele mesmo, na sua edição de 20 de Maio de 1939, da seguinte maneira: A convite do Caldas Sport Club, desloca-se segunda-feira, 22, a esta cidade, o forte e conhecido agrupamento do Sport Grupo União Operária, de Santarém, onde no Campo da Mata, ás 5 horas da tarde defrontará o popular club caldense. No meio desportivo desta cidade reina grande entusiasmo por este encontro, pelo motivo do grupo visitante ser um dos melhores do distrito de Santarém e ainda por ser um grupo que há muitos anos não visita esta cidade. O Caldas Sport Club que se apresentará na sua máxima força, irá mostrar aos desportistas da sua terra a maneira como é capaz de honrar o desporto caldense, que se encontra um pouco desnivelado das outras terras do nosso distrito. Por isso é necessário que todos os bairristas lhe deem o apoio que ele precisa para o seu levantamento.
# CALDAS SPORT CLUBE, 2 - SPORT CLUBE BOMBARRALENSE, 1 (22 de Outubro de 1939) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Na sua edição de 01 de Novembro de 1939 o "Gazeta das Caldas", este meio de comunicação refere-se a este encontro da seguinte forma: Realizou-se no passado dia 22 de Outubro, no Campo da Mata do Hospital um encontro de futebol entre as categorias de honra do Caldas Sport Club e do Sport Club Bombarralense, terminando com uma vitória a favor dos caldenses. O encontro apesar do tempo estar chuvoso foi presenciado por uma regular assistência que seguiu com todo o entusiasmo o desenrolar do desafio. O Caldas Sport Club que se apresentou com equipamento novo levando sobre as côres da sua equipa o brazão das Caldas da Rainha, entrou em campo com a mesma formação da época passada, á exceção dos lugares de guarda-redes, do interior direito e extremo-esquerdo, que foram novamente preenchidos por MARCELINO, SANTOS e BELARMINO, respectivamente. Na primeira parte a luta foi muito equilibrada marcando o Caldas 1 «goal» chegando-se ao intervalo com êste resultado. No segundo tempo o Caldas dominou largamente mas só conseguiu marcar mais uma vez. Talvez se os seus avançados tivessem o pé mais bem afinado conseguisse sair do campo com um resultado mais vantajoso (...) Do caldas temos a salientar MARCELINO, NASCIMENTO, MARTINS e SANTOS, tendo os restantes cumprido bem (...) Marcaram os «goals»: pelo Caldas, SANTOS e BELARMINO e pelo BOMBARRALENSE, DURÃES.
# ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 3 - CALDAS SPORT CLUBE, 3 (05 de Novembro de 1939) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
O Jornal "Gazeta das Caldas", na sua edição de 10 de Novembro de 1939, comentou este jogo da seguinte maneira: No passado dia 5 do corrente deslocou-se á Marinha Grande a categoria de honra do Caldas Sport Club para defrontar a igual categoria do Atletico Marinhense (...) [que] se não saiu vencido do campo pode agradecer ao arbitro, porque na altura em que o encontro estava quasi a terminar e que o Caldas se encontrava em vencedor por 3 bolas contra 2, lembrou-se de apitar para uma «grande penalidade». Os elementos do Caldas protestaram contra a errada decisão do arbitro, mas nessa altura o campo foi invadido pelo publico, e a penalidade teve de ser marcada para dar o empate ao club da terra, senão...
MARINHENSE: OLIVEIRA, SARAIVA II, BARROS, MARQUES, PASCOAL, MARRAZES, NOGUEIRA, ABRANTES, SARAIVA I, PEDROSA e RATO.
CALDAS: MARCELINO, RAÚL ROGÉRIO, NASCIMENTO, MÁRIO BRANCO, MARTINS, LUIZ BRANCO, DIAMANTINO [conheci-o pessoalmente, pois era proprietário do Café "Bordalo", no Bairro da Ponte, mais propriamente no Largo Frederico Pinto Basto, ainda hoje explorado pelo seu filho, Aduíno e suas netas, Pilar e Sandra], SANTOS, PAVÃO, FELIZ e BELARMINO.
# SPORT LISBOA E MARINHA, 2 - CALDAS SPORT CLUBE, 4 (12 de Novembro de 1939) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Na sua edição de 20 de Novembro de 1939, o Jornal "Gazeta das Caldas", referiu-se a este jogo da seguinte forma: No jogo realizado no último domingo, na Marinha Grande, entre o Sport Lisboa e Marinha e o Caldas Sport Club a vitória coube a este por 4-2. Na primeira parte os marinhenses jogaram com grande entusiasmo, dominando, só não marcando devido à boa actuação de MARCELINO. No segundo tempo o Caldas - como era de esperar - tornou-se senhor da situação, marcando quatro bolas por intermédio de FELIZ e SANTOS.
# CALDAS SPORT CLUBE, ? - IMPÉRIO MARINHENSE, ? (20 de Novembro de 1939) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" anunciou este encontro, na sua edição de 20 de Novembro de 1939, da seguinte forma: Hoje pelas 15 horas, no Campo da Mata, efectuou-se um jogo entre o Império Marinhense e o Caldas Sport Club, jogo este que está despertando o maior interesse entre os aficionados caldenses não só pelo motivo de ser a primeira vez que o Império vem a esta cidade...
# SPORT UNIÃO TORREENSE, 4 - CALDAS SPORT CLUBE, 2 (27 de Novembro de 1939) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
O Jornal "Gazeta das Caldas", na sua edição de 01 de Dezembro de 1939, comentava este jogo da seguinte maneira: O encontro de futebol realizado em Torres Vedras no dia 27 de Novembro entre o União Torreense - campião do distrito - e o Caldas Sport Club, terminou com o resultado favorável aos campeões (...) O Caldas foi o primeiro a marcar aos 20 minutos por intermédio de FELIZ, empatando o Torreense 5 minutos depois, terminando a primeira parte com os grupos empatados. No segundo tempo os donos da casa marcaram 3 «goals» e o Caldas mais um tambem por FELIZ. Do Caldas temos a salientar MARCELINO, que fez uma exibição brilhante, [RAÚL] ROGÉRIO e L[uiz] BRANCO. Os restantes nem pareciam jogadores de primeira categoria, mostrando falta de energia e de entendimento.
Ainda na mesma edição, este Jornal faz uma crítica, duríssima, a alguns jogadores caldenses, relativo a este último encontro, tendo por título: Os Idolos. Assim: A ultima exibição do Caldas Sport Club em Torres Vedras, foi das que não deixam nem boas recordações nem saudades. Pelo contrário, a má actuação de quasi todos os jogadores e a desorientação deante dos adversarios chocou-nos profundamente. Salvou-se o incansavel MARCELINO, que com a serenidade que o caracteriza tudo aguentou, amparado um pouco por RAÚL ROGÉRIO, que correspondeu à responsabilidade que tinha. O resto foi nulo. Mas o caso não é para admirar nem inesperado. Contar só com o factor «sorte» não é garantia suficiente para que se possam antecipadamente contar vitórias. Torna-se urgentemente necessario renovar jogadores que tiveram sem duvida, tardes de glória e merecidos aplausos quando na pujança dos seus vinte cinco anos, eram os idolos da multidão frequentadora dos campos de fott-ball. Não lhes faltava então energia, audacia e valor. Mas os anos passam e hoje já se deviam limitar a viver de recordações e a contar aos filhos: «no meu tempo é que o Caldas era Caldas»...
# CALDAS SPORT CLUBE, 2 - ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 0 (11 de Dezembro de 1939) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# CALDAS SPORT CLUBE, 7 - SPORT LISBOA E MARINHA, 0 (18 de Dezembro de 1939) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
# IMPÉRIO MARINHENSE, ? - CALDAS SPORT CLUBE, ? (24 de Dezembro de 1939) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).
Relativamente a este jogo, que, novamente, não conseguimos apurar o resultado, a "Gazeta das Caldas" anunciou este encontro, na sua edição de 20 de Dezembro de 1939, da seguinte maneira: No proximo dia 24, o Caldas Sport Club desloca-se à Marinha para defrontar o Império local num encontro que conta para o campionato do distrito. É este o encontro que o Caldas tem de encarar muito a sério, porque um deslise contra o seu próximo adversário comprometeria grandemente o club na classificação geral. Para que o Caldas consiga trazer um resultado honroso é necessário que todos os seus elementos joguem sempre com a maior energia, vontade e desportivismo, e ainda que se movam todos os obstáculos para que o seu «team» se apresente completo deante do fogoso Império Marinhense.
Sem comentários :
Enviar um comentário