Caldas Sport Clube 1954/55

Caldas Sport Clube 1954/55

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A Personalidade de um jogador - António Pedro a «Locomotiva das Caldas»...ou direi eu, o "Patalino" do Caldas (famoso jogador do Lusitano de Évora e do «O Elvas»)

Na edição de 19 de Janeiro de 1956, do Jornal "A Bola", surge-nos um artigo curioso sobre uma das grandes figuras do Caldas Sport Clube, de seu nome, António Pedro [que já jogava no Caldas, desde Setembro de 1951], em que o articulista escreve que...Falando certa vez com Oscar Tellechea, sobre clubes e jogadores disse-nos a certa altura o técnico argentino: - Aí tem por exemplo António Pedro. Vê-se num jornal uma fotografia do Caldas á defesa, lá está ele. Aparece outra fotografia, do Caldas ao ataque, e lá está ele outra vez.
Nada poderia definir com mais exactidão o que esse jogador tem de irrequieto, buliçoso, correndo o campo todo durante os 90 minutos duma partida, não parando nunca...Figura meã, sem impressionar...Discute quase todos os lances, a meio do terreno, jogando indistintamente a médio e a interior...O que espanta é a actividade que desenvolve, tanto a apoiar o ataque como a auxiliar a defesa. Pela maneira de jogar, faz lembrar aquele Joaquim Teixeira que durante tantas épocas encheu os campos, quando era [médio] interior do Benfica (Natural da Horta, Açores, representou os encarnados em 169 jogos, durante as épocas de 1938 a 1946, marcando 93 golos, e ganhando 3 Campeonatos Nacionais, 3 Taças de Portugal e 1 Campeonato de Lisboa, tendo por alcunhas: o "Semilhas”, o “Gasogénio” ou o “Marreco"). Fisicamente, recorda Travaços, pelo seu aspecto, pelo tom de pele, pelo cabelo liso...e bem penteado...E lá vai, campo fora, cabeça encolhida, entre os ombros, em jeito característico, para acorrer a um lado, acudir a outro, «dobrar» um companheiro, devolver uma bola, desarmar um adversário, tendo ainda tempo para passar a bola...ou rematar á baliza. É assim António Pedro a «Locomotiva das Caldas», o jogador de futebol com maior quilometragem nas pernas.




NOTA: Ainda tive o privilégio de conhecer este "Senhor da bola", pois habituei-me a vê-lo no chamado "Bairro da Ponte" (onde ambos vivíamos). Tendo dele duas imagens a sua presença no "Café Creme" (salvo a publicidade) na leitura diária dos jornais...e certa vez...quando ele treinava o União de Santarém (salvo erro, na Época de 1987/1988) ter-me dado "boleia" para poder visitar os meus avós maternos, que viviam na cidade scalabitana.

Sem comentários :