Caldas Sport Clube 1954/55

Caldas Sport Clube 1954/55

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Para a nova Época 1958/1959, o Caldas também preparou-se em...Espanha.

O Jornal "Record", na sua edição de 09 de Setembro de 1958, titulava que "Por terras espanholas. O Caldas venceu em Salamanca em jogo de estreia" e continuava: O Caldas abriu a sua digressão a Espanha com chave de ouro. No mesmo dia em que Belenenses, Barreirense, Lusitano [de Évora], Porto e Vitória de Setúbal perdiam em terras hispanas, os caldenses salvaram a honra do convento com o seu êxito contra o Salamanca, a quem venceram por 2-1. As equipas alinharam:

SALAMANCA: Henrique; Coyo e Recalde; Elias, Resino e Toni; Maxi, Eloy, Urrebarréu, Panyágua e Abilio.

CALDAS SPORT CLUBE: Rita; Anacleto, Saraiva e Rogério; Tomás Dantas e Orlando; Romeu, António Pedro, Sándor Kováchs (Húngaro), Sarrazola e Lenine. Treinador: Josef Fabian (ex: Sporting da Covilhã).

Neste encontro alinhou um jogador húngaro Kovachs, que estava em Espanha e a quem o Caldas parece haver contratado (posteriormente na edição de 19 de Setembro de 1958 do Jornal "Mundo Desportivo", referia-se que os colegas do Caldas "o consideram como o melhor avançado-centro que jogará em Portugal este ano [de 1958/1959]".

Quanto ao jogo, LENINE fez o primeiro golo no primeiro minuto do encontro e empatou aos 19 minutos o Salamanca. KOVÁCHS (ou KOVÁCS) aos 57 minutos obteve o 2.º golo e a vitória para a equipa portuguesa no seu primeiro encontro em Espanha.

A equipa caldense efectuará em Oviedo o seu segundo encontro no país vizinho (encontro este que o Caldas acabaria por perder por 4-1).

Para esta quarta época na 1.ª Divisão, o Caldas acabaria por contratar os seguintes elementos: LÖCSEY FERENC (Húngaro); SÁNDOR KOVÁCHS (ou KOVÁCS, também Húngaro); o Angolano MATEUS (ex: Nacional da Madeira) e AURÉLIO (Guarda-redes), e contrataram um novo Treinador, JOSEF FABIAN (Romeno-Húngaro), vindo do Sporting Clube da Covilhã.

Tendo saído do Clube: Os Treinadores TAVARES DA SILVA (por doença, acabando por falecer no dia 19 de Outubro de 1958) e JÁNOS HROTKÓ (voltou a treinar o Leixões Futebol Clube, na II Divisão - Norte), e, os jogadores: FRAGATEIRO (acabou a carreira de futebolista); CALICCHIO (ingressou, como Treinador/Jogador, no União de Coimbra) e [Eduardo] VITAL (transferiu-se para o Grupo Desportivo de Peniche, na II Divisão - Norte).

Sem comentários :