Caldas Sport Clube 1954/55

Caldas Sport Clube 1954/55

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Taça de Portugal 1958

1.ª ELIMINATÓRIA

1.ª MÃO: CALDAS, 1 - SALGUEIROS, 2 (30 de Março de 1958).
O Jornal "Record", na sua edição de 01 de Abril de 1958, titulava: "A sorte e o azar andaram de mãos dadas".

Campo da Mata, nas Caldas da Rainha,

Árbitro: Joaquim Campos, de Lisboa,

CALDAS SPORT CLUBE: Vítor; Amaro, Fragateiro, Tomás Dantas, Saraiva, António Pedro, João Resende, Romeu, Sarrazola, Calicchio e Lenine. Orientador-Técnico: Tavares da Silva e Treinador/Jogador: János Hrotkó.

SPORT COMÉRCIO E SALGUEIROS: Barrigana; Figueiredo, Carvalho, Gualdino, Longo, Lenine, Sampaio, Porcel, Teixeira, Eleutério e Benje. Treinador: Juan Arétio.

1-0 aos 32 minutos. Lenine desferiu forte remate que esbarrou no poste, mas na recarga JOÃO RESENDE atirou o esférico para o fundo das redes.

1-1 aos 39 minutos. Porcel captou o esférico e avançou até à entrada da grande área, onde serviu BENJE que em excelente posição disparou um remate fulminante que bateu Vítor sem apelo.

1-2 aos 47 minutos. Decorridos apenas 2 minutos (da segunda parte) os visitantes alcançaram o golo da vitória por intermédio de SAMPAIO a dar conclusão a um bom passe de Teixeira.


CRÓNICA DO JOGO (Jornal "Record"): Depois de uma primeira parte de sensível equilíbrio, perfeitamente traduzido no resultado de 1-1 com que se atingiu o intervalo, o Salgueiros logrou confirmar a vitória pelo jogo que produziu no segundo tempo. A lesão de Amaro que no segundo tempo não foi mais que uma figura decorativa afectou bastante o rendimento da equipa caldense mas os nortenhos tiveram o mérito de saber explorar a inferioridade do adversário.



2.ª MÃO: SALGUEIROS, 2 - CALDAS, 1 (06 de Abril de 1958).

O Jornal "Record", no dia 08 de Abril de 1958, titulava que: "As melhores jogadas pertenceram aos caldenses", e o Jornal "A Bola", numa crónica de Justino Lopes, no dia 07 de Abril de 1958, titulava: "O Caldas despediu-se [da Taça] de cabeça erguida".

Campo Engenheiro Vidal Pinheiro, no Porto,

Árbitro: Álvaro Rodrigues, de Coimbra,

SPORT COMÉRCIO E SALGUEIROS: Barrigana; Figueiredo e Carvalho; Gualdino, Longo e Lenine; Sampaio, Porcel, Teixeira, Eleutério e Benje. Treinador: Juan Arétio.

CALDAS SPORT CLUBE: Vítor; Anacleto e Fragateiro, Tomás Dantas, Saraiva e Orlando; João Resende, Romeu, Calicchio, António Pedro e Lenine. Orientador-Técnico: Tavares da Silva e János Hrotkó.

1-0, por TEIXEIRA, aos 6 minutos. Pontapé longo de Figueiredo, que levou a bola da sua grande área à zona frontal da baliza do Caldas. Saraiva falhou espectaculosamente a sua intervenção em «volley», e TEIXEIRA, atento, apoderou-se do esférico e correu na direcção de Vítor, aplicando excelente remate quando este esboçava a saída ara lhe encurtar o ângulo de «tiro».

1-1, por CALICCHIO, aos 25 minutos. Centro de João Resende, perto da bandeirola de «canto», e emenda, de cabeça, de CALICCHIO, em posição quase horizontal, sem que Gualdino ou Barrigana tivessem impedido que a bola chegasse ao argentino, situado perto do poste mais distante.

2-1, por ELEUTÉRIO, aos 27 minutos (72 minutos). Benje, internou-se e, da entrada da grande área, solicitou a intervenção de ELEUTÉRIO, que se havia desmarcado a primor para o lado de onde surgiu o extremo-esquerdo. O passe foi muito bem executado e ELEUTÉRIO apareceu sozinho diante de Vítor dando ao fiscal de linha respectivo a sensação de «fora de jogo». O árbitro e os caldenses porém não atentaram no seu sinal. Em boa verdade o lance pareceu-nos absolutamente regular, dele saindo um grande golo, na acepção de decisivo e espectacular.

Com o resultado das duas mãos em 4-2, favorável ao Salgueiros, o Caldas seria eliminado nesta edição da Taça de Portugal.

Sem comentários :