Caldas Sport Clube 1954/55

Caldas Sport Clube 1954/55

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Torneio de Competência para a 2.ª Divisão - Época 1961/1962


Como vimos na época 1961/1962, o CALDAS SPORT CLUBE, entre 14 equipas, classificou-se no 12.º lugar, obtendo a pontuação de 19 pontos. Teve 7 vitórias, 5 empates e 14 derrotas, com o "golo-average" desfavorável de 24 golos marcados, mas 48 sofridos. Tendo sido o seu melhor marcador, o jogador JANITA, com 7 golos marcados. O CLUBE DESPORTIVO FEIRENSE acabou por ganhar a Zona Norte, ascendendo, assim à 1.ª Divisão Nacional. Descendo à 3.ª Divisão, o SPORT CLUBE VILA REAL (13.º lugar) e o GRUPO DESPORTIVO VITÓRIA DE SERNACHE (14.º lugar e último). 

O CALDAS (12.º lugar) e o TORREENSE (11.º lugar) tiveram que disputar uma espécie de liguilha, chamado na altura de Torneio de Competência, para se manterem na 2.ª Divisão, com o LEÇA FUTEBOL CLUBE e o CLUBE FUTEBOL "OS MARIALVAS" (ambos da 3.ª Divisão Nacional). Assim:


# 1.º Jogo: CALDAS, 2 - TORREENSE, 0 (17 de Junho de 1962).

Campo da Mata, nas Caldas da Rainha,

Árbitro: Henrique Silva, de Lisboa,

CALDAS SPORT CLUBE: Rita; Rogério, João Resende e Quim; António Pedro e Orlando, Pinto da Rocha, Mirita, Janita, Lenine e Cardoso. Treinador: Josef Fabian.

SPORT CLUBE UNIÃO TORREENSE: Pinheiro; Telmo, Humberto e Luís, Abílio e Nuno, Nineu, Carlos António, Narciso, José da Costa e Bezerra. Treinador: Janos Hrotkó.

Ao intervalo: 0-0.

Marcaram aos 22 minutos, PINTO DA ROCHA, na sequência da marcação de um canto, com uma entrada fulgurante de cabeça; e dois minutos após, o mesmo jogador, em voo, e de cabeça, fixou o resultado em 2-0.


CRÓNICA DO JOGO (pelo jornalista Santos Costa, Jornal "Mundo Desportivo"): Durante o primeiro tempo amas as equipas se denunciaram em jogo negativo. Tanto uma como outra pareciam apostadas em praticarem um futebol aos repelões, e como castigo para os dois «onzes» o nulo justifica-se. Na segunda parte a equipa caldense pareceu despertar de um «sonho» e, quando António Pedro, aos 2 minutos (47 minutos), foi rasteirado por Telmo dentro da grande área e Cardoso, na marcação da mesma, atirou de maneira a proporcionar a Pinheiro uma boa defesa, deu-nos a impressão que todos os jogadores caldenses se convenceram de que não perderiam o jogo [o que realmente acabou por acontecer].


# 2.º Jogo: MARIALVAS, 1 - CALDAS, 0 (21 de Junho de 1962).

Campo Municipal, em Cantanhede,

Árbitro: Porfírio de Silva, de Aveiro,

CLUBE DE FUTEBOL "OS MARIALVAS": Arménio; Rua, Reis e Patrocínio; Manuel e Delfim, Vagos, Armindo, Sancho, Carvalho e Jorge. Treinador: ?.

CALDAS SPORT CLUBE: Rita; Rogério, João Resende e Quim, Orlando e Lenine; Pinto da Rocha, Mirita, Tomé, António Pedro e Cardoso. Treinador: Josef Fabian.

Ao intervalo: 1-0.

Golo marcado aos 44 minutos, por VAGOS, que habilidosamente traiu o guarda-redes e atirou a contar.


CRÓNICA DO JOGO (Jornal "Mundo Desportivo"): O encontro teve duas partes distintas: equilibrado nos dois períodos de 30 minutos de cada parte e nos últimos quartos de hora, domínio dos locais na 1.ª parte e do Caldas na segunda. O empate, porém este à vista, com um remate que embateu na trave. 


# 3.º Jogo: LEÇA, 3 - CALDAS, 1 (24 de Junho de 1962).

Campo do Leça Futebol Clube, em Leça da Palmeira (Matosinhos),

Árbitro: Mário Costa, de Braga,

LEÇA FUTEBOL CLUBE: Henriques; Gentil, Garcia e Peneda, Albano e Martinho; Tavares, Campota, Ramos, Monteiro e Ferrinha. Treinador: ?.

CALDAS SPORT CLUBE: Rita; Rogério, João Resende e Quim, Gonzalez e António Pedro, Pinto da Rocha, Carapinha, Vítor, Lenine e Cardoso. Treinador: Josef Fabian.

Ao intervalo: 0-1.

Logo nos 30 segundos de jogo os visitantes inauguraram o marcador obtendo por intermédio e VÍTOR o seu único golo.

O resultado só na segunda parte viria a sofrer alteração favorável á «equipa do mar». Registaram-se aos 3 (48 minutos), 31 (76 minutos) e 37 (82 minutos), respectivamente golos de RAMOS, ALBANO (de penalty, muito contestado) e MONTEIRO.


CRÓNICA DO JOGO (Jornal "Mundo Desportivo"): Muito cedo privado do concurso de António Pedro, que se lesionou, sendo obrigado a abandonar o campo, na segunda parte. O Caldas com um futebol fechado e cauteloso soube defender até ao intervalo a preciosa vantagem de 1 golo. No 2.º tempo, a despeito da corajosa e brilhante exibição da defesa forasteira, com Gonzalez e João Resende em grande plano, os leceiros acabaram por impor o seu entusiasmo. Albano alimentou com muito apropósito o sector dianteiro, onde Ferrinha se mostrou decepcionante, em profundo contraste com a tenacidade de Ramos, Campota e Monteiro.


# 4.º Jogo: TORREENSE, 3 - CALDAS, 0 (01 de Julho de 1962).

Campo das Covas, em Torres Vedras,

Árbitro: Crisógno Lopes, de Santarém,

SPORT CLUBE UNIÃO TORREENSE: Pinheiro; Nuno, Humberto e Luís; Abílio e Carlos António, Nineu, Bernardes, Narciso, José da Costa e Bezerra. Treinador: Janos Hrotkó.

CALDAS SPORT CLUBE: Rita; Rogério, João Resende e Quim; Gonzalez e Carapinha; Pinto da Rocha, Ulisses, Janita, Lenine e Cardoso. Treinador: Josef Fabian.

Ao intervalo o marcador acusava apenas um golo. Este verificou-se aos 22 minutos e resultou de um «balão» sobre a baliza dos visitantes, a que  defesa destes não ocorreu com a presteza necessária. Da primeira vez Bernardes desferiu o remate mas a bola após tabelar num jogador caldense foi parar aos pés de NINEU, a quem foi fácil atirá-la para as redes desertas.

Ainda dentro do quarto de hora que se seguiu ao reatamento vieram os 2-0 e com eles a concretização do triunfo dos donos do campo. Este tento foi semelhante ao anterior, pois surgiu, igualmente, de uma recarga oportuna, depois de Rita deixar escapar o esférico. Foi NARCISO o marcador e fê-lo com uma «cabeça» para a baliza abandonada.

A 10 minutos do final o resultado ficou estabelecido. Bezerra apontou um «canto» e no seguimento NINEU, de cabeça, obteve o último golo da partida.


CRÓNICA DO JOGO (Jornal "Mundo Desportivo"): Entre os vencidos, João Resende cotou-se como o mais batalhador e Gonzalez lutou muito, mas sem procurar servir os companheiros...Com esta vitória o Torreense deve ter assegurada a permanência na II Divisão Nacional, daí a alegria exuberantemente demonstrada no final, quando os seus jogadores saltaram, abraçaram-se e deram uma volta ao rectângulo, escutando prolongados aplausos dos seus simpatizantes.


# 5.º Jogo: CALDAS, 8 - MARIALVAS, 2 (08 de Julho de 1962).

Campo da Mata, em Caldas da Rainha,

Árbitro: Manuel Neto, de Lisboa,

CALDAS SPORT CLUBE: Rita; Ulisses, Gonzalez e Rogério; Lenine e Carapinha, Vítor, Rui, Janita, Pinto da Rocha e Cardoso. Treinador: Josef Fabian.

CLUBE DE FUTEBOL "OS MARIALVAS": Clemente; Rua, Reis e Patrício; Manuel Carlos e Delfim, Rui, Diogo, Sancho, Carvalho e Jorge. Treinador: ?.

Ao intervalo: 4-1 - golos de CARDOSO, aos 24 minutos; RUA, aos 38, na própria baliza, e JANITA, aos 39 e 44 minutos. CARVALHO, aos 45 minutos fez o tento do Marialvas.

No segundo tempo marcaram: aos 8 minutos (53 minutos); JANITA, aos 35 minutos (80 minutos); DIOGO (do Marialvas) aos 37 (82 minutos), PINTO DA ROCHA, aos 39 (84 minutos), RUI, e aos 44 (89 minutos), CARDOSO.

Ao cabo, uma partida de final de época sem rentabilidades a registar.


# 6.º Jogo: CALDAS, 2 - LEÇA, 0 (15 de Julho de 1962).

Campo da Mata, em Caldas da Rainha,

Árbitro: Ilídio Cucho, de Lisboa,

CALDAS SPORT CLUBE: Rita; Ulisses, Gonzalez e Rogério, Carapinha e Lenine; António Pedro, Pinto da Rocha, Janita, Quim e Cardoso. Treinador: Josef Fabian.

LEÇA FUTEBOL CLUBE: José Henriques; Gentil, Garcia e Penedo; Albano e Martinho, Pinhal, Ferrinha, Monteiro, Tavares e Ramos. Treinador: ?.

Os golos foram feitos na primeira parte: aos 18 minutos, por JANITA, e, aos 35, por QUIM.

INCIDÊNCIA DO JOGO: Aos 41 minutos o Caldas ficou reduzido a dez unidades, por Lenine ter sido expulso, devido a uma falta que não descortinámos.


CRÓNICA DO JOGO (Jornal "Mundo Desportivo"): No que diz respeito ao aspecto técnico da partida esta foi muito pobre...Das poucas jogadas boas, as que houve foram pertença dos caldenses. Os leceiros não mostraram capacidade para estarem situados no lugar cimeiro da classificação.


O CALDAS SPORT CLUBE, neste Torneio de Competência, acabou por ficar em 3.º lugar (com 6 pontos, devido a 3 vitórias e 3 derrotas), atrás de TORREENSE (1.º lugar, com 8 pontos, mantendo-se na 2.ª Divisão) e LEÇA (2.º lugar, também com 8 pontos, subindo, assim à 2.ª Divisão), sendo, assim, relegado para a 3.ª Divisão Nacional, após 4 épocas seguidas na 1.ª Divisão Nacional e 3 épocas consecutivas na 2.ª Divisão Nacional.


Sem comentários :