# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - SPORTING CLUBE DAS CALDAS, 0 (05 de Outubro de 1925).
Só depois de 9 anos de existência do CALDAS SPORT CLUB, encontramos a descrição de um seu jogo na imprensa local, curiosamente, nas primeiras edições do novo Jornal da localidade que teria o nome de "Gazeta das Caldas". Assim na sua edição de 11 de Outubro de 1925, escrevia-se a Crónica deste encontro de rivais da mesma Vila (a localidade de Caldas da Rainha só passou a ser Cidade no dia 15 de Maio de 1927), descrevendo assim:
"Para a abertura da época de foot-ball realisou-se na segunda-feira ultima um desafio entre o CALDAS SPORT CLUB e o SPORTING CLUBE DAS CALDAS. Embora o desafio estivesse marcado para as 4 horas só ás 4,50 os grupos alinharam com a seguinte constituição:
CALDAS: A. Silva - Arsenio - Rafael - J. Alberto - Albano - João Pinto - Luiz Vietas - Quintino - Luiz - Viola - Albertino.
SPORTING DAS CALDAS: Alberto - Vinagre - Ramos - Faustino - Quim - Oliveira - Flecha - F. Mota - Artur - Agostinho - Ernesto.
Árbitro: João dos Santos da Associação de Foot-Ball de Lisboa.
Classificamos de inferior a demonstração de jogo desenvolvido por ambos os teams. Houve algumas fazes de interesse, é certo, mas não merecem referencia especial. O Caldas conseguiu furar as redes do seu adversário quasi no fim da segunda parte. Não demonstrou, no entanto, superioridade sobre o seu adversário. Os jogadores do Caldas são mais pesados, são mesmo homens de constituição fisica muito superior aos do Sporting. Deve, porém, dizer-se em abono da verdade que não souberam aproveitar a sua superioridade fisica nem alia-la a uma boa tecnica. Devidamente treinado, será incontestavelmente, um bom grupo, capaz de se defrontar com os melhores da provincia. Como está não".
# CALDAS SPORT CLUBE, 3 - DESPORTIVO SOCIEDADE ESTORIL, 3 (04 de Maio de 1926).
Na edição do dia 09 de Maio de 1926 do Jornal "Gazeta das Caldas", este veículo de informação descrevia assim este encontro:
"Na última segunda feira efectou-se no CAMPO DO PARQUE (local de realização de jogos tanto do CALDAS como do SPORTING DAS CALDAS), um encontro de football entre o «DESPORTIVO SOCIEDADE ESTORIL» e o «CALDAS SPORT CLUB», o qual teve o resultado de um empate a 3 bolas, tendo o «Desportivo» abandonado o campo antes do final do desafio (????)".
# ESTRELA CARTAXENSE, 1 - CALDAS SPORT CLUB, 2 (09 de Maio de 1926).
# SPORT LISBOA E ALMEIRIM, 0 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (10 de Maio de 1926).
Em 15 de Maio de 1926, estes dois jogos são referidos, nesta edição do Jornal "Gazeta das Caldas" da seguinte forma:
"...O CALDAS SPORT CLUB deslocou-se no dia 9 ao Cartaxo, onde foi realisar um jogo amte do ESTRELA CARTAXENSE. A vitória coube ao grupo caldense por 2 bolas a 1. No dia seguinte o CALDAS partiu para Almeirim, defrontando-se com o SPORT LISBOA E ALMEIRIM. Este grupo que se encontrava reforçado com elementos de Santarém foi batido pelo team caldense por 1 bola 0.
# CALDAS SPORT CLUBE, 3 - OEIRAS SPORT CLUBE, 0 (17 de Maio de 1926).
Na sua edição de 23 de Maio de 1926, a "Gazeta das Caldas" afirmava que:
"Na última segunda-feira deslocou-se a esta Vila o Campeão da Liga de Cascaes, OEIRAS SPORT CLUBE, tendo efectuado um jogo com o CALDAS SPORT CLUB. A vitória pertenceu ao CALDAS por 3-0".
# CALDAS SPORT CLUBE, 2 - SPORTING CLUBE DAS CALDAS, 1 (21 de Junho de 1926).
Em 27 de Junho de 1926, a "Gazeta das Caldas", nesta sua edição, titulava: "Um desafio de foot-ball entre SPORTING e o CALDAS". Continuando a crónica:
"Os jogos entre o Caldas e o Sporting despertam sempre um interesse que cometemos talvez o erro de classificar de excessivo. Há da parte a parte um interesse pouco vulgar de querer vencer, custe o custar. Que cada um lute para que a vitoria lhe sorria, concordamos; os abusos, porém, é que não podem passar sem o nosso mais vivo protesto (...) o desafio quasi não tem critica. O guarda-redes do SPORTING - ERNESTO - salientou-se. Dá esperanças (...) O CALDAS, venceu por 2 bolas contra 1".
# CALDAS SPORT CLUBE, 8 - SPORTING CLUBE DAS CALDAS, 1 (12 de Julho de 1926).
Na sua edição de 18 de Julho de 1926, a "Gazeta das Caldas", descreve-nos mais um jogo entre os rivais caldenses, CALDAS e SPORTING. Assim:
"Na última segunda feira, realizou-se o penúltimo encontro para a disputa da TAÇA CALDAS DA RAINHA 1926, entre o CALDAS e o SPORTING. O CALDAS dispôs á vontade do adversário, tendo marcado oito bolas. Quasi no final do desafio o SPORTING obteve o ponto de honra. A Arbitragem de Ilidio Nogueira foi superior, agradando a todos".
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - CARCAVELINHOS FOOT-BALL CLUB, 1 (23 de Maio de 1927)
O Jornal "Gazeta das Caldas", titulava, na sua edição de 29 de Maio de 1927: "O CALDAS SPORT CLUB empatou a 1 bola com o CARCAVELINHOS FOOT-BALL CLUB". Continuando a crónica, deste modo:
"Com uma regular concorrencia de publico, entre a qual se viam bastantes senhoras, realizou-se naultima segunda-feira, no CAMPO DO PARQUE, o anunciado encontro de foot-ball entre o CALDAS SPORT CLUB e a 1ª. categoria do CARCAVELINHOS FOOT-BALL CLUB, 3º. Classificado no Campeonato da Divisão de Honra de Lisboa (e, nestes primeiros tempos do futebol português, um dos principais clubes nacionais). Os «teams» alinharam pela seguinte forma:
CARCAVELINHOS: Gabriel; Armindo e Abrantes (defesas); Daniel Vicente, Filipe Duarte e Carlos Canuto (meias defesas); Elisario, José Domingues, Carlos Canuto (capitão), Emilio Ramos e Manuel Rodrigues (avançados).
CALDAS: Avelino; Arsenio e Rafael (defesas); Francisco Chaves, Albano (capitão) e A. Sempre Eterno (meias defesas); Luiz Figueiredo, Quintino, A. Melo, Luiz Vietas e Luiz Faustino (avançados).
O jogo foi bem conduzido por ambos os grupos, teve algumas fases interessantes e terminou por um empate de 1 bola.
Ambas as bolas foram marcadas no segundo meio tempo, tendo o CALDAS marcado ainda outra bola, que não foi validada por deslocação. Do CALDAS todos trabalharam com vontade, devendo no entanto salientar o trabalho dos medios e da aza esquerda (...) Arbitrou o desafio o jogador do CARCAVELINHOS, ALFREDO RODRIGUES, que agradou, sendo o seu trabalho facilitado pela correcção e lealdade dos jogadores. Folgamos que o CALDAS nos continue a dar boas tardes de football como esta e que o publico corresponda ao esforço dos rapazes que agora se abalançaram a trazer até nós um grupo de importancia e valor como é o CARCAVELINHOS".
# CALDAS SPORT CLUBE, 2 - OPERÁRIO BOMBARRALENSE, 1 (18 de Fevereiro de 1929).
Na edição de 24 de Fevereiro de 1929, a "Gazeta das Caldas", afirmava que:
"Na passada segunda-feira, 18 do corrente, deslocou-se ao Bombarral, as primeiras categorias do CALDAS FOOTBALL CLUB, onde jogou com o OPERARIO BOMBARRALENSE, tendo este club ficado vencido por 2 bolas a uma".
Nesta edição, divulgou-se ainda que: "Na proxima segunda-feira, 25 [de Fevereiro], realizar-se-ha um desafio, nesta cidade, entre o CALDAS SPORT CLUB e o SPORT CLUB BOMBARRALENSE" (não conseguimos descortinar na "Gazeta das Caldas", qual teria sido o resultado deste jogo).
# CALDAS SPORT CLUBE, 3 - 1º. DE MAIO FOOT-BALL CLUB (MOITA DO RIBATEJO), 0 (14 de Abril de 1930).
A "Gazeta das Caldas", na sua edição de 13 de Abril de 1930, pré-anunciou este encontro da seguinte forma:
"Realiza-se ámanhã, pelas 16 horas, no CAMPO DE JOGOS DE ALÉM DA PONTE (hoje conhecido pelo Bairro da Ponte, e que passou a ser, durante este ano de 1930, o reduto caseiro do CALDAS SPORT CLUBE), um desafio de foot-ball entre o «1º. DE MAIO FOOT-BALL CLUB», forte agrupamento desportivo da MOITA DO RIBATEJO, e o popular grupo local «CALDAS SPORT CLUB». As Senhoras teem entrada gratuita".
# CALDAS SPORT CLUBE, 2 - UNIÃO ESTRELA MARITIMO VILAFRANQUENSE, 0 (21 de Abril de 1930).
Na sua edição de 27 de Abril de 1930, a "Gazeta das Caldas" descrevia a peleja acima anunciada da seguinte maneira:
"Conforme estava anunciado, efectou-se na última segunda-feira, no CAMPO DE JOGOS DE ALÉM DA PONTE um desafio de foot-ball entre o Campeão de VILA FRANCA DE XIRA - «UNIÃO ESTRELA MARITIMO VILAFRANQUENSE» e o «CALDAS SPORT CLUB». O jogo foi regularmente conduzido por ambos os grupos, terminando com o resultado de 2-0 a favôr do grupo local, sendo ambas as bolas marcadas na segunda parte. O encontro foi arbitrado pelo conhecido árbitro da Associação de Foot-ball de Lisboa, Sr. JOÃO DOS SANTOS JUNIOR, que viu extraordinariamente facilitada a sua tarefa pela correcção dos contendores".
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - SPORT CLUB DA CRUZ QUEBRADA, 1 (23 de Junho de 1930).
A "Gazeta das Caldas", na sua edição de 29 de Junho de 1930, anunciava que:
"Na passada segunda feira, 23 do corrente, visitou esta cidade o SPORT CLUB DA CRUZ QUEBRADA, que efectuou um jogo com o CALDAS SPORT CLUB. Apezar do valor do grupo visitante, o CALDAS dominou quasi sempre e tendo perdido algumas ocasiões de marcar, terminando este encontro com o empate de 1 bola".
# SPORTING CLUBE LOURINHANENSE, 2 - CALDAS SPORT CLUBE, 3 (16 de Junho de 1930).
# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - SPORTING CLUBE LOURINHANENSE, 0 (30 de Junho de 1930).
Na sua edição de 06 de Julho de 1930, a "Gazeta das Caldas", fazia a crónica do jogo de desforra do dia 16 de Junho entre os clubes acima indicados. Assim:
"Como estava anunciado realizou-se na segunda-feira [no CAMPO DE ALÉM DA PONTE] o desafio de futebol entre o CALDAS SPORT CLUBE e o SPORTING CLUB DA LOURINHÃ (reforçado por 5 ou 6 elementos das primeiras categorias do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL). Ás 17h15 o árbitro Sr. ARMANDO VALÉRIO dá início ao jogo que decorre brilhantemente de parte a parte, pois estando o CALDAS a jogar com o vento e o sol contrários, não evita que aos 15 minutos de jogo [JOAQUIM] LOUZADA com uma magnífica cabeça aninhe o esférico nas redes adversarias com grande ovação do publico. Estava marcada a unica bola da tarde que deu a victoria ao CALDAS SPORT CLUB. O SPORTING continua actuando com energia, mas a defeza do CALDAS está atenta e não permite que seja marcado o ponto do empate. A segunda parte decorre tambem animada, pois qualquer dos grupos pretendia marcar. MARCELINO [guarda-redes do CALDAS] executa boas defezas e a LOURINHÃ vê inutilizadas os seus trabalhos. Á hora regulamentar o arbitro termina o encontro, cabendo pela segunda vez, esta época, a victoria ao CALDAS SPORT CLUB. A Arbitragem a cargo dos Srs. ARMANDO VALÉRIO e EDUARDO RIBAS agradou. Do grupo vencedor os melhores foram: MARCELINO, F. REIS e LOUZADA.
# GRUPO DESPORTIVO «OS NAZARENOS», 2 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (06 de Julho de 1930).
# CALDAS SPORT CLUBE, 3 - GRUPO DESPORTIVO «OS NAZARENOS», 0 (14 de Julho de 1930).
O Jornal local "Gazeta das Caldas", na sua edição de 20 de Julho de 1930, descrevia o embate entre o CALDAS e «OS NAZARENOS», o melhor classificado do Campeonato Distrital de Leiria, que no último domingo, 06 de Julho, tinha vencido o CALDAS por 2-1, como vimos o resultado anteriormente. Assim:
"Realizou-se na passada segunda-feira [no CAMPO DE ALÉM DA PONTE], 14 do corrente, um desafio de futebol entre o CALDAS SPORT CLUB e o GRUPO DESPORTIVO «OS NAZARENOS», que teve o seu inicio pelas 18,30 horas, com uma boa assistencia, anciosa de presenciar o encontro que despertava interesse. Á hora acima indicada o arbitro, Sr. LUIS DE FIGUEIREDO dá inicio ao jogo, cabendo ao CALDAS jogar com o vento a favor, que atendendo a esta vantagem e principalmente á boa vontade dos seus jogadores, consegue dominar nitidamente o adversario, que embora recorresse á defeza não evita de sofrer uma bola. A primeira parte termina com 1-0 a favor do CALDAS. Na segunda parte OS NAZARENOS reagem e fazem o desenvolvimento do jogo na sua maior parte pela aza esquerda, devido ao meio defeza do CALDAS nunca intervir a tempo. No entanto a linha avançada do CALDAS actua com energia e consegue modificar o marcador do seu Club para 3 bolas. OS NAZARENOS procuram à viva força o ponto de honra, que lhes não surge e que os fez desanimar. Á hora regulamentar termina o encontro com 3-0 a favor do C.S.C [CALDAS SPORT CLUBE]. Os marcadores das bolas do CALDAS foram: JOAQUIM LOUZADA, ALFREDO SILVA e LUIS VIETAS, respectivamente, primeira, segunda e terceira".
Na edição de 21 de Dezembro de 1930, a "Gazeta das Caldas", titulava: "O C.S.C. [CALDAS SPORT CLUBE] CAMPEÃO DO DISTRITO DE LEIRIA", continuando o seu artigo desta forma:
"Efectuou-se no passado domingo [14 de Dezembro de 1930], no Campo de Jogos desta cidade [o Jornal não afirma qual o Campo, o do PARQUE ou do ALÉM DA PONTE], o ultimo desafio de futebol para apuramento do CAMPEÃO DO DISTRITO DE LEIRIA na corrente época tendo sido classificado o C.S.C. que totalizou 5 pontos contra 3 do ATLÉTICO CLUB MARINHENSE, da MARINHA GRANDE. No primeiro jogo efectuado naquela Vila foi vencedor o CALDAS por 3-2, tendo agora empatado por 2-2".
Sem comentários :
Enviar um comentário