Caldas Sport Clube 1954/55

Caldas Sport Clube 1954/55

terça-feira, 5 de outubro de 2021

O Sport Lisboa e Benfica enfrentou o Caldas Sport Clube, logo no dia 1 de Janeiro de 1951, tendo tido uma carinhosa recepção...

A "Gazeta das Caldas", na sua edição de 07 de Janeiro de 1951, titulava que: O BENFICA teve carinhosa recepção na nossa cidade. Boa exibição da turma caldense nos primeiros vinte minutos...E continuando a relatar a presença do SPORT LISBOA E BENFICA, afirmava que: Constituiu motivo de júbilo para os desportistas caldenses e para os numerosos adeptos do popular clube da Capital, a visita à nossa cidade de uma turma do SPORT LISBOA e BENFICA. A carinhosa recepção prestada aos visitantes, foi mais uma prova evidente da peculiar hospitalidade que é timbre das Caldas da Rainha. A caravana benfiquista foi aguardada à entrada da cidade por muito povo, representantes das colectividades locais com os seus estandartes, Banda Comércio e Indústria e Comissão organizadora da recepção, tendo sido recebidos à sua chegada com enormes manifestações de regosijo. De seguida organizou-se um cortejo que se dirigiu para a Câmara Municipal (...).

CALDAS SPORT CLUBE, 1 - SPORT LISBOA E BENFICA, 5 (01 de Janeiro de 1951) - (JOGO PARTICULAR).

À tarde perante numerosa assistência, que emoldurava o vasto rectangulo [do Campo] da Mata realizou-se o anunciado encontro, tendo as equipas, sob a arbitragem do Sr. ALFREDO GALRÃO, alinhado:

CALDAS: LOURO; BRANCO e VIDAL; ARMANDO, JOSÉ BRANCO e LUIS (PEREIRA, na 2.ª parte); ALBERTINO, MARTINS, ESTEVES, FERREIRA (ALEIXO, na 2.ª parte) e AZINHAIS.

BENFICA: FURTADO (ROSA, aos 30 minutos do 1.º tempo); CALADO e ARTUR; PEDRO GOMES, ANTÓNIO MANUEL e FRANCISCO FERREIRA (CESÁRIO, aos 30 minutos do 1.º tempo); LOURENÇO, DIAMANTINO, JOSÉ ÁGUAS (TEIXEIRA, aos 30 minutos do 1.º tempo), MASCARENHAS e MANERO. TREINADOR: TED SMITH (inglês).

MARCADORES: JOSÉ BRANCO, pelo CALDAS e TEIXEIRA (4 golos) e MANERO, pelo BENFICA.

A turma local esteve nos primeiros vinte minutos em grande evidência, dominando com autoridade a adversária e fazendo uma exibição a que não estávamos acostumados. Passado êsse período os seus jogadores ressentiram-se do esforço produzido, vendo-se os encarnados a actuarem mais à vontade. As péssimas condições do terreno não deixaram no entanto que se pudesse produzir bom futebol, obrigando os jogadores a um maior esforço (...) No segundo tempo, embora o CALDAS desse boa réplica, os lisboetas dominaram com maior intensidade, fruto da sua melhor preparação física e técnica. A defesa caldense pôs mais uma vez à prova os seus reais méritos, exibindo-se a grande altura. De facto, tanto LOURO como BRANCO, DUARTE e VIDAL actuaram com segurança e com uma energia pouco vulgar o que aliás esteve na base de toda a formação. ESTEVES, mais uma vez demonstrou as suas virtudes e os seus defeitos. Foi de um apego à luta que causou admiração, mas levou como acontece noutros encontros, longe demais o seu esforço com prejuizo para a equipa. Com um pouco de moderação o excelente jogador poderá dar melhor rendimento. Os restantes elementos houveram-se a contento nunca renunciando à luta.

Sem comentários :