Caldas Sport Clube 1954/55

Caldas Sport Clube 1954/55

sábado, 14 de agosto de 2021

Os Jogos do Caldas Sport Clube durante os anos de 1948 a 1949, divulgados na imprensa local [de notar que entre 20-01-1946 a 18-01-1947, o Jornal "Gazeta das Caldas" não se publicou (só voltando a haver publicação a partir de 01-05-1948) e por isso devem ter-se realizado outros jogos que não foram publicados pelo Jornal, em questão].

 # MARRAZES SPORT CLUBE, 4 - CALDAS SPORT CLUBE, 2 (10 de Outubro de 1948) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

Na sua edição de 20 de Outubro de 1948 o Jornal "Gazeta das Caldas" comentou este encontro da seguinte forma: Iniciou-se no passado Domingo 10, no nosso distrito, a época de 1948-49 (...) Parecendo que foi mau resultado o conseguido pelo grupo local, tal, porém, não é. O MARRAZES SPORT CLUB é presentemente um dos mais fortes agrupamentos do nosso distrito. Conta por vitórias todos os jogos disputados no seu campo, esta época. Alguns até por marcas bastantes expressivas. O resultado do CALDAS é o melhor que um clube visitante lá conseguiu.

Ainda nesta mesma edição, foi publicitado que o CALDAS iria ter, Um novo Treinador (...) para orientar as suas equipas. Trata-se de JÚLIO SOUSA - antigo jogador do BELENENSES e do BARREIRENSE. Sabemos que tanto os directores do Caldas como os jogadores estão amplamente satisfeitos com o novo treinador. Pelas provas já dadas mostrou que é pessoa muito conhecedora do jogo e que este não tem segredos para êle. Agora é de esperar que os jogadores não faltem com a sua colaboração pois é com esforço de todos que se conseguirá algo de útil.


# CALDAS SPORT CLUBE, 0 - SPORT CLUBE UNIÃO TORREENSE, 4 (31 de Outubro de 1948) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

O Jornal "Gazeta das Caldas", na sua edição de 10 de Novembro de 1948, publicitou este jogo da seguinte maneira: O CALDAS que se tem esforçado por fazer boa figura neste campionato, não tem conseguido o seu intento por vários factos: sendo o principal, não ter alinhado ainda, por imposição de disciplina, com os seus melhores jogadores. Contudo a causa principal da pesada derrota do último jogo, foi ter alinhado com o seu treinador [JÚLIO SOUSA], num lugar principal da equipa, para o que ele não estava preparado. É de lastimar que o grupo local tivesse cometido uma imprevidência dessas, mas ainda é mais de reprovar que o referido se prestasse a preencher um lugar que sabia de antemão não poder cumprir, pois passados que foram quinze minutos de jogo estava exausto, o que mostrou falta de preparação (...) [Numa] Primeira parte bastante agradável, pois assistiu-se a uma verdadeira luta entre a boa defesa do CALDAS e o ataque do TORRIENSE, que só nos derradeiros minutos desta parte conseguiu o seu primeiro ponto, por sinal devido a uma desatenção de DUARTE I que estava sendo o melhor jogador em campo. O Segundo tempo não foi tão agradável de seguir pois os visitantes aproveitando o esgotamento da defesa do CALDAS nasceram mais três pontos, resultado com que terminou o jogo. Do CALDAS francamente esperávamos mais (...) ainda não se notou em nenhum aspecto a existência do treinador (...) Presentemente conta apenas com três jogadores em forma: o guarda-redes e os dois defesas DUARTE I e DUARTE II (...) o defesa central DUARTE I deve ser a maior produção do futebol caldense nos últimos dez anos. 


# CALDAS SPORT CLUBE, 4 - ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 0 (31 de Dezembro de 1948)(CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

Na sua edição de 23 de Janeiro de 1949, o Jornal "Gazeta das Caldas" comentava este jogo da seguinte maneira: Com o jogô que no passado dia 31, se disputou no Campo da Mata, entre o ATLÉTICO CLUB MARINHENSE e o CALDAS SPORT CLUB, que êste ganhou brilhantemente por 4-0, terminou o campeonato distrital da época 1948-1949 (1ª Divisão). Agora, que o torneio acabou, julgamos oportuno fazer algumas considerações àcerca da representação caldense, no referido torneio. Embora não tivesse sido amplamente satisfatória a figura do nosso representante, contudo não se pode considerar desaires. Teve um começo bastante fraco, pois começou demasiado tarde a sua preparação, mas acabou muito bem ganhando os últimos jogos que lhe coube disputar duma maneira convincente [que não tivemos conhecimento pela imprensa local] (...) Devemos confessar que não possui uma equipa famosa igual à dos seus melhores tempos. Mas possui um conjunto de jogadores que praticam um futebol muito razoável e que se não fosse a falta de remate dos seus avançados teriamos o CALDAS no segundo posto do campionato findo.


# SPORTING CLUBE DAS CALDAS, 0 - CALDAS SPORT CLUBE, 6 (01 de Janeiro de 1949) - (JOGO PARTICULAR, INSERIDO NO 29.º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO SPORTING CLUBE DAS CALDAS).

Na sua edição de 09 de Janeiro de 1949, o Jornal "Gazeta das Caldas" publicou a crónica deste encontro da seguinte forma: Este último encontro atingiu o cúmulo do anti-desportivismo não só no palavriado da assistência e por parte de - o que é mais lamentável ainda - pessôas de responsabilidades no desporto caldense, mas ainda com a cena de pugilato que se verificou entre alguns jogadores.


# GRUPO DESPORTIVO DE TORRES NOVAS, 4 - CALDAS SPORT CLUBE, 4 (30 de Janeiro de 1949) - (JOGO PARTICULAR).

O Jornal "Gazeta das Caldas", na sua edição de 10 de Fevereiro de 1949, comentou este jogo da seguinte maneira, através do seu jornalista Manuel José Branco: A convite do GRUPO DESPORTIVO DE TORRES NOVAS, deslocou-se à importante Vila ribatejana, no passado  dia 30, o CALDAS SPORT CLUB, que empatou a 4 bolas com o campião local. Os simpatizantes do CALDAS deslocara-se em grande número, convencidos que o seu grupo tinha capacidade para obter um resultado honroso, o que afinal se verificou e que a tão falada decadência do futebol local não passa de uma fantasia. Para os que não acompanham de perto o movimento desportivo do país, devo informar que a equipa adversária do CALDAS venceu ultimamente o MARRAZES SPORT CLUB por 6-1 e o GINÁSIO DE ALCOBAÇA por 9-4. A equipe do Ribatejo é um dos conjuntos mais fortes do distrito de Santarém, o que bastante valoriza o comportamento do CALDAS. Podemos afirmar que foi um dia grande para o desporto caldense. Pois o encontro embora rijamente disputado por ambos os contendores foi, contudo, jogado debaixo duma correcção inexcedivel, o que valeu uma grande manifestação dispensadaa ambos os grupos no final do jogo, pela grande assistência que presenciou o encontro. Os jogadores do CALDAS fizeram uma magnifica partida. A melhor mesmo dos últimos tempos (...) Todos os seus elementos jogaram com uma vontade digna de ser realçada. Notava-se em todos os sectores uma vontade firme de conquistar para a sua terra um bom resultado e, orgulhosamente podemos dizer que o conseguiram em todos os campos (...) Há muito tempo que não presenciamos tanta satisfação nos desportistas locais como a que vimos a todos que tiveram a felicidade de assistir ao jogo e devemos dizer que foram em grande numero, pois a caravana dos acompanhamentos era constituida por dez automóveis. Esperamos que esta bela vitória seja o início duma recuperação que tem tardado a aparecer mas que agora já é um facto. Esperamos também que os maldizentes se calem de vez, embora saibamos que estes só sabem dizer mal e que nunca deram um passo para a melhoria do nível do desporto caldense. [Destacaram-se, neste encontro, os caldenses LOURO (guarda-redes), BARBOSA (também guarda-redes), os irmãos DUARTE, o médio JOSÉ BRANCO, DINIZ e o interior FERREIRA].


# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA, 6 (15 de Maio de 1949) - (JOGO PARTICULAR, integrado nas festividades do Dia da Cidade das Caldas).

Na sua edição de 20 de Maio de 1949, o Jornal "Gazeta das Caldas", comentou, este encontro, da seguinte forma: Atendendo á popularidade que em toda a parte gosa (=goza) a equipa da BRIOSA, despertou um grande interesse nas CALDAS, este encontro, que levou ao Campo da Mata uma enorme assistência. Todos que lá se deslocaram iam convencidos que o vencedor só poderia ser a equipa visitante. O interesse que havia era conhecer até que ponto os locais seriam capazes de resistir à superior classe da turma académica. Podemos afirmar que os estudantes cêdo deram a conhecer que se tratava duma esplendida equipa. Todas as suas jogadas eram feitas com mestria por quasi todos os componentes. Via-se com geral agrado tôda a equipa a passar da defesa para o ataque em passes rasos a dizer que ali há preparação técnica e tatica preconcebida. Contra esta superior equipa o CALDAS fez uma bela primeira parte. Embora estando a perder por 2-0, deu boa conta de si e em boa verdade merecia ter marcado pelo menos uma bola. Nesta altura esperávamos um bom resultado feito pelos visitados. Contudo logo que começou a segunda parte verificamos que isso seria impossivel em virtude das modificações que se operaram na equipa, algumas das quais sem justificação. O guarda-redes LOURO que na primeira parte tinha sido a figura principal da equipa, foi substituido. Mas esta alteração ainda se admite pois o suplente BARBOSA tinha demonstrado ultimamente estar em magnifica forma enquanto que o titular acusava certa baixa de forma. Agora o que nos deixou pasmado foi a substituição do defesa esquerdo LUIZ por LADEIRA. Isto até nos obriga a fazer um juizo certamente errado dos técnicos do CALDAS. Porque enquanto que DINIZ é o melhor defesa esquerdo do CALDAS - LADEIRA, apesar da sua bôa vontade e grande dedicação que tem dado ao CALDAS, não é um jogador de futebol (...) Enfim podemos atribuir este penoso resultado, em parte, aos encarregados da formação da equipa local. Na segunda parte em virtude das referidas substituições, o grupo local nunca mais se entendeu e sofreu mais 4 bolas, tendo marcado o ponto de honra de grande penalidade muito bem apontado pelo interior direito.

Esta ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA, que tinha sido Campeã Nacional da 2ª. Divisão, na Época de 1948-1949, apresentava o seguinte plantel, por esta altura: CAPELA, TITO e PRATES (Guarda-redes); MELO, DIOGO e BRANCO (Defesas); EDUARDO SANTOS (angolano), CASTELA, BRÁS, AZEREDO e PACHECO (Médios); ALBERTO GOMES, GARÇÃO, NANA, BENTES, MOUSACO (moçambicano), MICAEL, COUCEIRO e ATAZ (Avançados). TREINADOR: DEZSÖ GENCSY (Húngaro)...A grande maioria, destes jogadores, devem ter jogado no CAMPO DA MATA, neste dia (infelizmente, o Jornal "Gazeta das Caldas" não divulgou o onze academista, que se apresentou na Mata).


# CALDAS SPORT CLUBE, 3 - SPORT LISBOA E OLIVAIS, 2 (19 de Junho de 1949) - (JOGO PARTICULAR).

O Jornal "Gazeta das Caldas", na sua edição de 01 de Julho de 1949, publicitou este encontro da seguinte maneira: No passado dia 19, no Campo da Mata, defrontaram-se as equipas de honra do SPORT LISBOA E OLIVAIS, forte agrupamento da 2ª Divisão da Associação de Lisboa e do CALDAS SPORT CLUB, que venceu o seu adversário por 3-2. O encontro, que foi agradável de seguir, foi presenciado por numerosa assistência devendo salientar-se a grande falange de apoio que acompanhou a turma dos Olivais e que deu grande animação à cidade e muito principalmente ao encontro. No primeiro tempo as equipas equivaleram-se e terminaram empatadas a uma bola. No segundo tempo o grupo local impoz-se ao adversário e ganhou merecidamente por 3-2 (...) O grupo [do CALDAS] pode dizer-se que satisfez, tendo contribuído poderosamente para o bom resultado a magnifica exibição do guarda-redes LOURO, que se está a salientar duma maneira que nos leva a afirmar que depois do grande MARCELINO é a melhor produção caldense no seu lugar. Salientaram-se também ARMANDO MIGUEL, que parece querer voltar aos seus bons tempos, ANICETO, o elemento mais habilidoso do grupo e DUARTE II (...) Repetimos: o CALDAS venceu bem a confirmar o valor razoável da sua turma e com um pouco de boa vontade pode ir muito mais longe pois possue nas suas fileiras elementos de inegáveis qualidades e que ainda não produziram o muito que se lhe pode exigir.


# GRUPO DESPORTIVO DE PENICHE, 4 - CALDAS SPORT CLUBE, 3 (25 de Setembro de 1949) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

Na sua edição de 01 de Outubro de 1949 o Jornal "Gazeta das Caldas", comentou a 1ª. Jornada deste Campeonato Distrital da seguinte forma: Começou com os piores auspícios para o CALDAS SPORT CLUB o Campeonato Distrital de futebol. A deslocação dos pretos e brancos a PENICHE, foi segundo nos informaram, de uma manifesta infelicidade para os caldenses, pois que, apesar de fazerem o seu primeiro encontro de temporada, actuaram de maneira para obterem o triunfo (...) O CALDAS, apresentou: LOURO; LADEIRA, DUARTE II e FERREIRA; JOSÉ BRANCO e LUÍS BRANCO; ALBERTINO, JOAQUIM, PANCADA, ANICETO e RAFAEL.


# CALDAS SPORT CLUBE, 0 - MARRAZES SPORT CLUBE, 1 (09 de Outubro de 1949) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

O Jornal "Gazeta das Caldas", na sua edição de 10 de Outubro de 1949, realizou a sua crónica relativo a este encontro da seguinte maneira: Durante todo o primeiro tempo assistiu-se a um dominio algo acentuado dos locais, que contudo não conseguiram marcar devido à confrangedora ineficácia dos avançados que desperdiçaram várias oportunidades de abrir o efectivo e até de conseguir um resultado que poderia ficar histórico. Perto do fim do 1º. tempo o guarda-rêdes visitante maguou-se numa defesa arrojada não voltando mais ao terreno, pelo que o seu grupo teve de jogar até ao fim com 10 elementos. No início do 2º. tempo tivemos a impressão que o CALDAS iria ganhar facilmente, pois o adversário estava em desvantagem. Porém, pelo decorrer do jôgo, verificámos que uma turma com avançados daquêle quilate dificilmente ganharia o encontro. É certo que o CALDAS continuou a dominar, mas era um domínio que não causava perigo para o adversário. Quando tudo indicava que os avançados deviam atirar à balisa de qualquer maneira, pois o guarda-rêdes era improvisado, isso não aconteceu, e entretiveram-se o resto do tempo nos mesmos habituais e enfadonhos passes curtos, que não traziam nada de vantajoso para a equipa. Enfim, faltou um timoneiro que conduzisse melhor a náu que navegou quase à deriva. Quando se aproximava o fim do jôgo os visitantes, que jogaram todo o encontro com grande entusiasmo, marcaram o seu tento da vitória (...). O CALDAS alinhou com: LOURO; DINIZ, DUARTE e LADEIRA; VITOR e LUÍS; BRANCO, ALBERTINO, JOAQUIM, ANICETO e MIGUEL. A arbitragem esteve a cargo de BRAGA BARROS.


# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 1 (16 de Outubro de 1949) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

Na sua edição de 20 de Outubro de 1949, O Jornal "Gazeta das Caldas" comentou este jogo desta forma pragmática: A partida foi tão pobre de exibição que não deixou saudades a quem ela assistiu.


# SPORT CLUBE BOMBARRALENSE, 1 - CALDAS SPORT CLUBE, 2 (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

Na sua edição de 01 de Novembro de 1949 o Jornal "Gazeta das Caldas" comentou este encontro com o seguinte título: Excelente triunfo do club local. Continuando o artigo da seguinte forma: Com esta sua vitória no campo adversário, os pretos e brancos vieram desfazer em parte a má impressão produzida nos encontros anteriores. A boa vontade e o apêgo à luta de todos os seus jogadores, foram factores que caracterizaram a vitória obtida. No entanto, os jogadores houve que foram a base do merecido triunfo. FERNANDO, um médio de destruição, foi o elemento mais destacado da turma, bem secundado por LOURO e RAFAEL, a espaços. As equipas alinharam da seguinte maneira:

Árbitro: Evaristo Silva, da Associação de Futebol de Leiria,

SPORT CLUBE BOMBARRALENSE: BRAZÃO; TOMÉ, CATITA e FIDALGO; FIGUEIREDO e RODRIGUES; SANTOS, GODINHO, FILIPE, VASCO (1 golo) e ZECA.

CALDAS SPORT CLUBE: LOURO; BRANCO; DUARTE e LADEIRA; LUIZ e FERNANDO; ALBERTINO, FERREIRA (2 golos), PANCADA, ANICETO e RAFAEL.


# CALDAS SPORT CLUBE, 4 - SPORT LISBOA E MARINHA, 1 (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

Na mesma edição do Jornal "Gazeta das Caldas", realizou-se a crónica deste encontro: Os caldenses após os primeiros encontros, em que se mostraram inferiores, parece terem encontrado o fio da boa forma. Esta vitória sobre o «leaders» de competição, veio colocar os locais, em posição de se guindarem ao primeiro posto da classificação (...) Apesar do mau tempo que bastante prejudicou, não só o club local, financeiramente, como também o desenrolar da pugna, o CALDAS actuou de maneira tão convincente, que a vitória obtida, galardoou de facto a turma que melhor soube suportar as inclemências do tempo. 

Sob a arbitragem de EVARISTO SILVA, 

O CALDAS SPORT CLUBE alinhou com: LOURO; FERNANDO, DUARTE e LADEIRA; LUÍS e VITOR; ALBERTINO (1 golo), FERREIRA (1 golo), PANCADA (1 golo), ANICETO (1 golo) e RAFAEL.


# CALDAS SPORT CLUBE, 2 - GRUPO DESPORTIVO DE PENICHE, 0 (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

O Jornal "Gazeta das Caldas", na sua edição de 10 de Novembro de 1949, publicava o comentário deste encontro, da seguinte forma: No encontro com os penichenses, o CALDAS, apesar de melhor técnica do adversário, venceu com inteiro merecimento (...) Analizando o encontro, a vitória poderia sorrir, a qualquer dos contendores, pendendo no entanto para aquele cujos atacantes tiveram finalidade mais prática. A actuação de LOURO em especial, e de todos os elementos da equipa, são factos para salientar. Os pretos e brancos, averbando mais êste triunfo, fazem-nos crer, na obtenção de uma excelente classificação final, o que é para realçar devido ás fracas actuações no inicio da prova. O CALDAS alinhou da seguinte maneira: LOURO; DINIZ, DUARTE e LADEIRA; VITOR (1 golo, de livre) e LUÍS; ALBERTINO, FERREIRA, PANCADA (1 golo), ANICETO e RAFAEL. Arbitragem a cargo de: EVARISTO SILVA, da Associação de Futebol de Leiria, não merece reparos pois foi boa.


# MARRAZES SPORT CLUBE, 2 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

Igualmente, nesta edição, o mesmo Jornal comentou este jogo, com o seguinte título: Um erro de arbitragem ditou a derrota dos caldenses. Continuando a crónica da seguinte maneira: O encontro que os caldenses foram disputar aos MARRAZES, era aguardado com certa expectativa pelos seus partidários, devido à boa conta que a equipa estava dando nos últimos jogos disputados. Por esse motivo a turma teve a acompanha-los uma numerosa falange de apoio, o que mostra bem o interesse dos seus associados, quando o club está na mó de cima (...) Os caldenses conforme o resultado nos deixa transparecer, deram boa réplica, apesar de jogarem num campo cuja atmosfera era verdadeiramente infernal, foram vencidos pela diferença mínima sendo o ponto da vitória obtido nos últimos minutos e cuja legalidade levantou certas dúvidas. Os rapazes do CALDAS continuam a sua actuação num campo cuja atitude da assistência foi o mais hostil possível. A forma como a «claque» do MARRAZES se comportou e a tentativa de agressão do guarda-rêdes local a FERREIRA, são faltas que a Associação [de Futebol de Leiria] não pode deixar ficar sem a respectiva sanção, pois que, casos como os que se passaram no campo do MARRAZES, são contra as normas desportivas e despretigiam os dirigentes que secundam tais factos. O CALDAS apresentou: LOURO; JÚLIO, DUARTE e LADEIRA; VITOR e LUÍS; ALBERTINO, GOMES, PANCADA, FERREIRA e RAFAEL. 

LOURO, que nos outros encontros tem sido o esteio da equipa, esteve infeliz, tendo os restantes comportando-se dentro da medida das suas possibilidades.


# ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, 4 - CALDAS SPORT CLUBE, 2 (20 de Novembro de 1949) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

[Numa tarde de muito vento, na Marinha Grande] Os rapazes do CALDAS apesar da sua muita boa-vontade, não conseguiram transpor triunfantes o dificil obstáculo desta sua deslocação. Apesar a boa réplica dada, os pretos e brancos tiveram que sucumbir, perante uma equipa que redobra de esforços quando joga no seu burgo.

O CALDAS alinhou da seguinte forma: LOURO; GASPAR, DUARTE e LADEIRA; VITOR e LUÍS; ALBERTINO, GOMES, PANCADA, ANICETO (1 golo) e ORLANDO (1 golo).


# CALDAS SPORT CLUBE, 1 - SPORT CLUBE BOMBARRALENSE, 3 (este encontro deve ter ocorrido no Domingo, 27 de Novembro de 1949) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

Na sua edição de 01 de Dezembro de 1949, o Jornal "Gazeta das Caldas", comentava este encontro da seguinte maneira: A vitória do Bombarralense veio obter (...) se bem que se possa considerar justa, foi beneficiada no entanto pela desvantagem numérica dos caldenses, os quais a partir do quarto de hora, perderam o concurso do seu interior ANICETO que se maguou num lance de jogo; só regressando ao rectângulo para fazer número. Os rapazes do CALDAS apesar dessa desvantagem, deram sempre boa luta, mas os seus avançados não conseguiam transpor o reduto defensivo dos visitantes. Na segunda parte os locais, jogaram de igual para igual, e só não conseguiram marcar, devido à confrangedora ineficácia dos seus dianteiros, sofrendo no entanto mais dois tentos, motivados a erros de defesa, os quais foram marcados por ARTUR e GUIA.

ÁRBITRO: BRAGA BARROS, da Associação de Futebol de Leiria,

CALDAS: LOURO; ALBERTINO, DUARTE e LADEIRA; VITOR e LUÍS; MIGUEL, GOMES, PANCADA, ANICETO e FERREIRA.

BOMBARRALENSE: FRAZÃO; VALE, CATITA e GILBERTO; VASCO e GODINHO; ANTÓNIO, GUIA, JOAQUIM, MANUEL e ARTUR.

Mereceu destaque, nos caldenses, em primeiro lugar LADEIRA o qual se creditou de excelente exibição, bem secundado por VITOR, DUARTE e LOURO.


# SPORT LISBOA E MARINHA, 3 - CALDAS SPORT CLUBE, 1 (este encontro deve ter ocorrido no Domingo, 04 de Dezembro de 1949) - (CAMPEONATO DISTRITAL DE LEIRIA).

O Jornal "Gazeta das Caldas", na sua edição de 10 de Dezembro de 1949, realizou a crónica deste encontro, da seguinte maneira: A última jornada do campionato distrital, em que os caldenses defrontaram o possível vencedor da competição, não foi feliz para os nossos representantes, os quais foram vencidos por 3-1, não conseguindo deste modo ultrapassar o dificil obstáculo para fugir ao último lugar.

Sem comentários :