Caldas Sport Clube 1954/55

Caldas Sport Clube 1954/55

sábado, 5 de novembro de 2016

O caso insólito... ocorrido entre o acusador Leandro e o réu Bispo

No Jornal "A Bola" do dia 05 de Maio de 1956, surge-nos uma crónica/entrevista com os protagonistas, Leandro e Bispo, do caso insólito ocorrido em Montemor-o-Novo, aquando do jogo União Montemor vs Caldas, para a Taça de Portugal, com o título: "Está aberta a audiência! Leandro Promotor de Justiça e Bispo um réu que se diz inocente"

Embora não inédito, não é, contudo muito vulgar o caso a que nos vamos referir: Um jogador é expulso do campo - até aqui, nada de invulgar, infelizmente - mas a ordem de expulsão vem, não do juiz máximo em campo...mas de um juiz...que é o «capitão da equipa»!
E isso foi o que aconteceu no encontro em Montemor, em que Leandro «capitão» do Caldas, mandou retirar do terreno o seu centro-avançado Bispo...

- Pode-nos dizer, Leandro o que motivou a sua ordem de expulsão a Bispo?

- A sua falta de interesse dentro do campo! Durante muito tempo o evitei, e várias vezes o aconselhei  jogar, indo para o seu lugar.

- Actuou espontaneamente ou tinha recebido instruções para isso?

- Já antes do jogo tinha recebido essas instruções, tanto mais que em Torres Vedras (jogo para o Campeonato Nacional) já tinha acontecido o mesmo e era notada por todos a sua falta de apego ao jogo.

- Como reagiu Bispo nessa altura?

- Saiu calmo, e depois disso não mais se falou no assunto.

Quisemos saber ainda como tinham reagido os restantes componentes da turma e Leandro, diz-nos - Acharam todos bem e creia que até eles próprios já me tinham chamado a atenção, para a maneira como ele estava a actuar.

- E que julga que tivesse evado Bispo a essa atitude?

- Não sei francamente não compreendo! Pois se não esta contente, os companheiros não têm culpa e preferível seria que dissesse que não queria jogar...

Ouviu-se depois o jogador Bispo...

- Como recebeu a ordem de Leandro?

- Com espanto, confesso, porque se estava a jogar muito mal e se as coisas não corriam bem a culpa não era só minha! Vinha muitas vezes atrás, mas com a intenção de procurar jogo.

- São passados dois dias: pode-nos dizer francamente se considera justa a expulsão?

- Não, de maneira nenhuma!

- E porquê?

- Não me considero culpado da equipa estar a jogar mal e as coisas não carrilarem, como seria desejo de todos, mas...

- ?

- São tudo reflexos de uma má camaradagem que existe dentro do clube! Não guardo qualquer animosidade contra Leandro, porquanto cumpriu como lhe ordenaram de fora!...

Este episódio caricato levou, no final da época, à saída de ambos os jogadores do Caldas Sport Clube...tendo o réu Bispo sido transferido para a CUF do Barreiro.





Sem comentários :