Caldas Sport Clube 1954/55

Caldas Sport Clube 1954/55

sábado, 5 de novembro de 2016

"O Onze está formado (para a Época de 1956/57) - revela Fernando Vaz", o novo Treinador do Caldas

Em entrevista ao Jornal "A Bola", na edição de 08 de Setembro de 1956, dias antes de começar nova época futebolística, Fernando Vaz, o novo técnico do Caldas Sport Clube de 1956/1957 (vindo do Vitória de Guimarães para substituir Jozsèf Szabó, que entretanto se mudara para o Sporting de Braga, para orientar, este clube, na II Divisão Nacional) revelou-se assim:

Começamos por lhe perguntar qual vai ser a «equipa do Campeonato» e ele começa a analisar os vários sectores, dizendo-nos:

- Com a saída de Leandro, apareceu um problema na defesa, com que não contava, pelo que fui levado a experimentar o jogador que me parecia reunir as melhores condições: Sarrazola (ex: Sporting da Covilhã). Todavia a aquisição de Abel (ex: Sporting de Braga) fez-me pensar na sua imediata adaptação ao lugar, em que vou insistir por lhe reconhecer inegáveis qualidades para o bem desempenhar.

- Quer dizer que a defesa...

- A defesa está, pois, praticamente formada.

- E quanto à linha média? - continuámos

- Na linha média, também os «velhos» são de manter: o duo António Pedro e Romero - afirma-nos com ar de satisfação, a satisfação que sentira todo o técnico que tivesse ao seu dispor jogadores de tal fibra.

- Passamos agora à linha da frente

- Para a formação atacante - declara-nos, - o clube possui um apreciável lote de jogadores susceptível de preencher os respectivos lugares.

E continua na sua apreciação:
- Após demorada observação, decidi pela escolha dos cinco elementos que, de momento, reúnem maior sumula de predicados físico-técnicos, para assim emprestar a esse sector algo mais de agressividade que, porventura, lhe tem faltado. Teremos assim, possivelmente, na linha da frente: Anacleto, Romeu (um jovem de promissor futuro, que se encontra em excelente «forma») Saraiva (ex: Régua) - (cuja adaptação levará o seu tempo, mas que, confio, se afirmará com o decorrer dos jogos), Garófalo (o argentino contratado ao Sporting de Braga, durante o decorrer da época anterior) e Sarrasola.

Quisemos ainda aprofundar um pouco mais e saber o que pensa Fernando Vaz do restante «material» de que dispõe, e anotámos:

- O clube não está nada mal apetrechado! Além dos jogadores previstos conto ainda com elementos de primeira categoria, todos eles possuidores de excelentes qualidades como Vitor, Lenine, Orlando, Oliveira, Evaristo, Janita, Auleta, etc. que manterei em permanente observação.

Estava quase saciada a nossa curiosidade mas aproveitámos para registar a sua categorizada opinião quanto o comportamento da equipa no campeonato que vai começar.

A calma peculiar de Fernando Vaz não sofreu qualquer alteração, sinal, para nós, de confiança no futuro, e foi com consciência plena das suas possibilidades que nos afirmou:

- Naturalmente, tenho de encarar a prova com reservas naturais e, enfim, com a aspiração de uma classificação honrosa dentro das possibilidades de um clube ainda jovem na prova, como é o Caldas.

E logo a seguir, mais categoricamente:

- Uma coisa porém é certa, palpável, que é a unidade que se verifica no todo desportivo do clube. Directores, técnicos e jogadores, todos estão identificados no mesmo objectivo de bem representar e dignificar o representante das Caldas da Rainha.

- E finaliza com a afirmação:

- O moral é excelente, a camaradagem afirma-se mais firme dia a dia e a minha confiança nos rapazes leva-me a acreditar plenamente que eles poderão e deverão fazer uma esplêndida época.


Fernando Vaz



Sem comentários :